Alto funcionário da Coreia do Norte está a caminho dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta terça-feira (29) que um alto funcionário da Coreia do Norte está viajando para Nova York, como parte dos preparativos para sua aguardada reunião de cúpula com o dirigente norte-coreano Kim Jong Un. Trata-se do sinal mais recente de que a reunião já marcada e desmarcada entre Trump e Jong-un pode acontecer no mês que vem.

“Nós formamos uma grande equipe para nossas conversas com a Coreia do Norte. Encontros estão acontecendo neste momento a respeito da reunião, e mais. Kim Young Chol, vice-presidente da Coreia do Norte, está a caminho de Nova York. Uma sólida resposta a minha carta, obrigado!”, escreveu Trump no Twitter.

Segundo a agência Reuters, Kim Yong Chol será o funcionário mais graduado do regime norte-coreano a se encontrar com autoridades de primeiro escalão dos EUA para conversas em território norte-americano desde que o marechal Jo Myong Rok se reuniu com o então presidente Bill Clinton na Casa Branca em 2000.

Analistas acreditam que Washington está tentando descobrir se Pyongyang está disposta a aceitar medidas suficientes para uma desnuclearização para que a cúpula aconteça.

Combinação de fotos mostra presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un/Foto: Mandel Ngan

Enquanto isso, Kim Chang Son, chefe de gabinete do líder norte-coreano, foi a Singapura através de Pequim na noite de segunda-feira, relatou a emissora pública japonesa NHK.

Nesta segunda, Trump confirmou que uma delegação dos EUA foi à Coreia do Norte para acertar detalhes sobre um encontro, indicando que a cúpula entre Trump e Kim Jong-un ainda pode acontecer.

Após meses de trocas de ameaças, Trump aceitou em maio o convite de Jong-un para a primeira reunião entre um presidente americano e um líder norte-coreano. A reunião foi marcada para o dia 12 de junho, em Singapura. Na semana passada, Trump cancelou a reunião, mas no dia seguinte passou a falar que ela ainda poderia acontecer como previsto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Alto funcionário da Coreia do Norte está a caminho dos EUA