Amazônia é a maior afetada por queimadas em 2018

Mais de 8 mil focos de incêndios e queimadas foram registrados pelo Brasil desde o início do ano de 2018. Deste total pouco mais da metade, cerca de 51%, ocorreu na região da Floresta Amazônica, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O triste ranking ainda coloca como segundo lugar o Cerrado, com 25,5%, e a Mata Atlântica com a terceira pior condição registrando 15,1%, como pode ser visto no gráfico seguinte.

Foto: Climatempo

No gráfico também aparece a região dos Pampas, no Sul do país, região que ainda sofre com os efeitos da estiagem, apesar da chuva registrada nos últimos três dias. A defesa civil local informou um total de 38 municípios em que a seca culminou na condição de emergência.

O dado de 8.750 focos de queimadas é 14% maior do que o número registrado no mesmo período do ano passado. Roraima é uma da áreas que alcançou este número. Desde o início de 2018 o estado do extremo norte brasileiro registrou 1.932 focos, quase 4 vezes mais que o mesmo período em 2017.

A tendência gradativa ao longo dos próximos meses é de que este valor suba ainda mais. Com a entrada do período mais seco do ano, a vegetação torna-se cada vez mais propícia para a geração e propagação do fogo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Amazônia é a maior afetada por queimadas em 2018