Casos de sífilis aumentaram mais de 50% no Acre em 2017, de acordo com Sesacre

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi apontado um crescimento de mais de 56% nos casos de sífilis em todo o Estado. Os casos da doença em adultos, excluindo o tipo e o estágio, saltaram de 446 em 2016 para 696 em 2017.

O coordenador de Infecções Sexualmente Transmissíveis-AIDS e hepatites virais do Acre, Nelson Guedes, afirma que esse aumento se deve principalmente à restrição na venda dos antibióticos que, desde 2011, só podem ser comercializados por receita médica, e pela falta da medicação que afetou o país inteiro nos anos de 2015 e 2017.

O maior crescimento observado nos casos de adultos foi na cidade de Rio Branco, que em 2016 tinha registrado 338 casos enquanto em 2017 saltou para 523, aumento de mais de 54%.

SOBRE A DOENÇA

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença pode se manifestar de formas diferentes tanto em forma clínica quanto em seus diversos estágios (sífilis primeira, secundária e terciária).

Quanto antes for descoberta a doença menos injeções serão necessárias/Foto: Reprodução

Nos estágios iniciais existe o maior índice de transmissão. Se trata de uma doença silenciosa: após a infecção, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por anos sem apresentar sintomas. Mas o tratamento é simples e feito através de injeções de penicilina. Quanto antes for descoberta a doença menos injeções serão necessárias.

Ainda segundo Guedes, o tratamento é fornecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado do Acre e os testes para sífilis e aids são feitos sem necessidade de hora marcada e demoram cerca de 20 minutos para sair o resultado.

A melhor forma para evitar infecções por doenças sexualmente transmissíveis é o uso do preservativo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Casos de sífilis aumentaram mais de 50% no Acre em 2017, de acordo com Sesacre