Com preço da gasolina nas alturas, só não reclama quem não tem carro e é movido a álcool

Adulação e desatino 

Sob o título “Frente Popular faz por merecer o sexto governo”, texto do assessor de comunicação do deputado federal petista Leo de Brito é uma verdadeira enxurrada de louvaminhas ao patrão e um jorro de disparates sem precedentes na histórica bajulação aos poderosos do Acre.

Acredite se quiser

A litania do escriba começa por dizer que Leo é “um dos mais atuantes deputados federais da história acreana, com participação decisiva nos últimos três anos em assuntos nacionais”. Sério isso?

Nem na lista companheira

Antes de mencionar a classificação do deputado petista no ranking do site políticos.org.br, vamos falar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), órgão formado por sindicalistas – que, por sua vez, mantêm estreita relação com os partidos de esquerda, em especial o PT.

Natureza ideológica

O próprio site do Diap descreve sua natureza – digamos – ideológica. “É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal, que exercem o comando político-sindical do DIAP. Sua diretoria, por igual, é constituída por dirigentes sindicais”.

Controvérsia  

Pois bem, Leo de Brito, que integra, segundo o release enviado às redações por sua assessoria, o rol dos deputados federais mais atuantes da história acreana (o grifo é do colunista), e nos últimos três anos teria tido importante participação nos debates e votações de assuntos nacionais, não figura entre os ‘100 cabeças do Congresso’, publicada em 2017.

Fatos e versões

Ainda segundo o dono da pena de aluguel, a relevância de Leo de Brito pode ser comprovada pelo “voto que deu no Conselho de Ética contra o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha”. Lindo, não é mesmo?

Chorão

Mas enquanto se empenhava para decapitar Cunha, o petista fez tudo para preservar o pescoço da presidente Dilma Rousseff. E até hoje lacrimeja ante a implacabilidade da justiça, Ministério Público Federal e Polícia Federal contra o ex-presidente Lula.

Melhores e piores

Semanas atrás, o site politicos.org.br divulgou um ranking dos nossos congressistas, com base na atuação de cada um deles na Câmara e no Senado. Na avaliação, foram considerados tópicos como gastos de recursos públicos, assiduidade nas sessões, fidelidade partidária, processos judiciais, posicionamento quanto às votações mais importantes e qualidade legislativa.

Análise

O site conta com um Conselho de Avaliação de Leis, que tratou de analisar os projetos tendo como princípio o quanto eles ajudam ou atrapalham o País. E, claro, a posição de cada congressista em relação a eles.

De uma ponta à outra

Entre os integrantes da bancada federal acreana no Congresso Nacional, o deputado Alan Rick (DEM) desponta em primeiro lugar, com 318 pontos. Já o portentoso Leo de Brito ocupa a última posição entre os parlamentares eleitos pelo Estado.

Lógica cruel

Com -263 na carteira, Leo de Brito teria que somar o mesmo número de pontos para poder chegar a… zero!

É russo!

Eis, portanto, o arauto – e integrante do grupo que anseia por soltar o ladrão e prender o juiz –, a nos tentar convencer de que o PT (e não a Frente Popular, conforme a alusão velhaca do escriba) “faz por merecer o sexto mandato”. Como diria o mestre Garrincha, agora “só falta combinar com os russos”.

Mais cara do Brasil

Na semana que se vai, as redes sociais fizeram circular a imagem da placa de um posto de combustíveis de Cruzeiro do Sul, que mostra a gasolina sendo vendida a inacreditáveis R$ 5,25.

Movido a álcool

O valor é motivo de muitas queixas pelas bandas do Juruá, e não apenas por parte dos proprietários de carros e motocicletas. A única exceção vem a ser aqueles que, a despeito de não possuirem veículo automotor, podem se gabar de ser movidos a álcool.

Iniciativa importante

Este assunto remete a um importante projeto de lei que tramita na Câmara Federal, de autoria do deputado Alan Rick (DEM), que trata sobre a equanimidade na diferença de preços dos combustíveis entre as regiões do país.

Proposta

Trata-se do PL 4772/2016, que propõe reduzir o preço dos combustíveis, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, a partir da alteração de outra lei – a de número 10.336, de 19 dezembro de 2001.

Trâmite

A proposta de Alan Rick foi aprovada na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) e também na Comissão de Minas e Energia (CME). Atualmente aguarda parecer do relator da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Mais de cem aumentos

Em discurso da tribuna da Câmara dos Deputados, Alan Rick criticou a nova política de preços da Petrobras, que segue o ritmo da variação do valor do barril de petróleo no mercado mundial. Segundo ele, a estratégia adotada pela equipe econômica do governo Temer já resultou na elevação do preço dos combustíveis mais de cem vezes, desde que foi adotada.

Só pra cima

“E o mais impressionante é que os preços só se elevam, quase nunca baixam. E quando baixam é em um percentual tão pequeno que os postos não repassam [ao consumidor]”, afirmou o parlamentar do DEM.

Todos de dedos cruzados

O PL de Alan Rick foi apresentado em 2016. Trata-se, óbvio, de uma iniciativa importante para os estados da Região Norte, em especial para os que vivem no Acre e pagam a gasolina mais cara do Brasil. Então, cruzemos os dedos na torcida pela aprovação da proposta.

Atuação diferenciada

Este colunista faz questão de registrar o trabalho diferenciado que tem feito o juiz aposentado Pedro Longo neste período que antecede as eleições de outubro. Pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Verde, Longo tem percorrido os municípios do Acre (já visitou 17) com a missão precípua de alertar os eleitores para o fato de que voto não é mercadoria.

Momento oportuno

Não poderia haver momento mais propício à campanha de conscientização feita por Pedro Longo. Como o Brasil passa por mudanças, e os eleitores tendem a rejeitar as velhas práticas políticas, nada mais pertinente do que incentivá-los à participar do grande mutirão de limpeza ética de que tanto necessitamos.

Necessária renovação

Não menos oportuna é a intenção de Longo de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado, que carece de renovação não só no aspecto moral, como também no tocante à capacidade intelectual de cada um dos seus membros – o que, na somatória geral, resulta num conjunto medíocre, ressalvadas, é claro, as exceções.

Elevação

Nesses e em outros aspectos de um Poder que tem por obrigação capital criar leis e fiscalizar as ações do Executivo, o juiz aposentado certamente terá muito a contribuir, se eleito for, inclusive no que diz respeito à elevação de nível do nosso Legislativo.

Honra ao mérito

Resta lembrar que Pedro Longo, como diretor do Detran por mais de dois anos, fez um trabalho fundamental para a redução, em 36%, das mortes no trânsito, em comparação com os períodos anteriores. Sua gestão no órgão também apresentou o melhor resultado na série histórica no mesmo quesito. Ou seja, com Longo no Detran, muitas vidas foram preservadas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Com preço da gasolina nas alturas, só não reclama quem não tem carro e é movido a álcool