Com o objetivo de mostrar cada dia mais aos alunos como anda o mercado publicitário no Acre, o curso de Publicidade e Propaganda da Fameta, promoverá nesta quarta-feira, 16, às 19h uma palestra para tratar temas relacionados a profissão. O convidado é o publicitário Gilberto Braga da Agência Cia de Selva.
A iniciativa traz profissionais renomados do mercado publicitário para debater com os alunos ingressantes do curso. O evento é aberto à comunidade e a estudantes e profissionais que se interessem pela área da Publicidade e Propaganda.
O coordenador do curso, publicitário Fabiano Queiroz, disse que a palestra é uma oportunidade para a troca de experiências e para a aproximação entre o campo acadêmico e o mercado de trabalho.
“Os estudantes ficam sempre na expectativa por este tipo de atividade. Já trouxemos alguns publicitários e personalidades para conversar com os alunos. E nesta quarta-feira é vez do publicitário Gilberto Braga contar um pouco da sua experiência. O evento é aberto ao público e todos podem participar”, ressalta.
Gilberto Braga é jornalista, publicitário, advogado e escritor. Possui MBA de executivo em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi gerente de marketing e comunicação do Sebrae Nacional. Trabalha há mais de trinta anos como publicitário e há vinte dois anos no Acre. Estudioso e conhecedor da geografia politica e da realidade do Acre, especialmente da capital Rio Branco. Giba, como se tornou conhecido, tem ainda o diferencial de traduzir informações de planejamento e estudos socioeconômicos em insights e ideias criativas. É membro da Academia Acreana de Letras.
O que faz o publicitário?
O publicitário é o profissional preparado para atuar na criação de campanhas e de peças publicitárias. Ele trabalha durante todo o processo de criação de um produto, para promover sua venda e garantir a boa imagem da marca ou empresa perante o público. Seu trabalho inicia na pesquisa do público-alvo, descobrindo informações sobre idade, condição socioeconômica e hábitos de consumo. Em seguida, cria logotipos para o produto ou empresa, podendo desenvolve também a arte de embalagens. O publicitário também vai escolher a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha e apresentar o produto ou serviço ao consumidor.
Quem cursa publicidade e propaganda pode seguir diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Como criação, produzindo campanhas publicitárias com base em pesquisas sobre o mercado consumidor; mídia, escolhendo os veículos de comunicação certos para a divulgação de uma campanha; produção, fazendo comerciais, anúncios e jingles. Entre vários outros campos de atuação.
O curso da Fameta, tem o foco voltado para a propaganda, o planejamento de comunicação, a criação e o marketing. O aluno também vai ser treinado para trabalhar com propaganda em áreas específicas, como: política, institucional e comercial.