A deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira (08), para falar de produção agrícola. Segundo ela, a falta ou precariedade dos ramais prejudica o homem do campo.
“O pessoal lá do Zaquel Machado perde o leite porque não tem ramal para ir deixar na BR para o caminhão do laticínios pegar. Muitos laticínios já fecharam as portas por falta da produção do leite. O leite azeda porque os ramais não tem condições de trafegabilidade”, declarou a parlamentar.
Sinhasique diz que o Governo do PT não investe no homem do campo. “Como é que a gente fala em agronegócio, em produção agrícola, se não existe infraestrutura de ramais, se o Governo do PT acabou com o Programa Preço Mínimo Garantido, se o Governo diminuiu a compra do Programa de Alimentação para a Escola de R$4.500, por ano, para R$1500, por produtor? Fica difícil!”.
Segundo ela, o produtor rural não tem assistência técnica. “Acabaram com a Emater (Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural do Acre), acabaram com os técnicos agrícolas. Cadê os tratores de pneus? Cadê esses investimentos? Cadê o pessoal da Seaprof (Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar)?”.
A parlamentar critica essa história de preservacionismo em detrimento do homem do campo implantada no Governo de Jorge Viana. “Quem começou essa história de o povo dos projetos de assentamento só poderem usar 20% da sua área de terra foi o governador, hoje senador, Jorge Viana. Foi ele que reduziu o percentual de utilização das terras para os nossos produtores. Como vamos falar em produção numa área de terra diminuta?”.