Insatisfeito pela ausência dos empresários do setor dos transportes coletivos de Rio Branco na audiência pública que discutiu o reajuste das passagens de ônibus dos atuais R$ 3.50 para R$ 4,03 realizada na Câmara Municipal, semana passada, o deputado estadual Eber Machado (PDT), propôs a criação de Uma Comissão parlamentar de Inquérito (CPI).
Por Lei, com a criação da CPI, os parlamentares terão poder de polícia e poderão “convidar” coercitivamente (à força) os empresários dos setor dos transportes para explicar os métodos de preços elaborados na planilha de custo para pleitear o reajuste no preço das passagens de ônibus.
“Com a criação da CPI nós só queremos ajudar a RBTrans e toda população a entender melhor quais foram os meios e métodos de preços que os empresários usaram para querer reajustar o valor das passagens de ônibus. Por que fugiram da audiência pública? Se acovardaram e não compareceram para explicar, nem aqui e nem na câmara de vereadores? Há muito o que explicar”, disse o parlamentar.
Segundo Eber Machado, o requerimento para criação da CPI dos transportes coletivos está pronto e tem cinco assinaturas, faltando apenas duas para ser aprovado.