19 de abril de 2024

Emoji misterioso trava seu WhatsApp totalmente; confira

Mensagens com o poder de travar o celular andam circulando entre usuários do WhatsApp. A última que viralizou contém um emoji de esquilo e os dizeres “aperte no esquilo”. Ao tocar na mensagem ou tentar apagá-la, o aplicativo entra em pane – e, às vezes, todo o telefone também. O mesmo acontece com uma frase que diz “Isso é muito interessante!” seguido pelo emoji “chorando de rir” ou com um desafio para clicar em um ponto preto.

A falha atinge apenas smartphones com Android, e não se trata de um vírus, mas sim de um problema de codificação no software. Em alguns casos, apenas o recebimento de uma mensagem do tipo pode provocar o bug. Porém, não há consequências graves para o dispositivo afetado. As mensagens foram criadas como uma espécie de pegadinha por usuários mal intencionados. Há uma página no Reddit dedicada a ensinar como enviá-las.

Mensagem com emoji de esquilo pode causar pane/Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

O perigo dessas mensagens prejudiciais, que geralmente incluem um curto texto provocativo e emojis, mora no que o usuário não consegue ver. Elas funcionam assim: nos espaços que aparentam estar vazios, se escondem centenas de caracteres com comandos para a direção da formatação de texto. A sequência repete os códigos de “esquerda para direita” ou “direita para esquerda”, o último usado em línguas como o árabe e o urdu.

Os códigos não são exibidos pelo WhatsApp, mas o aplicativo os interpreta. Na tentativa de processar a repetição ultra excessiva de instruções, o app não aguenta e trava. Qualquer mensagem pode conter caracteres especiais ocultos, não apenas as citadas aqui, então é preciso ficar atento. Até o momento, não há previsão para a correção da falha e o WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O que fazer?

Se você foi vítima de uma mensagem como essas, existem algumas soluções bem simples. A primeira é fechar e abrir novamente o app. Se não for suficiente, acesse as configurações do Android, vá até a lista completa de informações dos aplicativos e abra os ajustes do WhatsApp. Toque em “forçar parada” e depois reabra o app.

Se o bug afetar o sistema operacional, além do mensageiro, será necessário reiniciar o celular. Outra opção é apagar a mensagem em um computador, usando o WhatsApp Web.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost