Os eleitores de todo o país que pretendem votar este ano têm até esta quarta-feira (9), para solicitar à Justiça Eleitoral seus títulos, alterar dados cadastrais ou transferir o local de votação. A data também é o limite para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem a transferência para seções com acessibilidade.
NO ACRE
Atá a semana passada, 25 mil eleitores acreanos estavam com o documento cancelado, necessitando a regularização. Em Rio Branco, o atendimento aos eleitores ocorre exclusivamente no Ginásio do SESI, no bairro Manoel Julião, desde a última sexta-feira, 4. O atendimento é de 8 às 17 horas, sem intervalo. Em todos os municípios sede de Zona Eleitoral (Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasileia, Feijó e Senador Guiomard) o atendimento ocorre no cartório eleitoral. Nos demais municípios é realizado no Posto de Atendimento Eleitoral (PAE) e em pontos de atendimento itinerante.
Já o eleitor que necessita apenas da segunda via do título não é necessário o comparecimento aos pontos de atendimento nesse prazo. Emissão de segunda via pode ser solicitada até o dia 27 de setembro (dez dias antes da eleição) ou pelo aplicativo e-Título, até o dia da eleição.
Conforme prevê a Constituição Federal, o voto é obrigatório para os cidadãos alfabetizados que tenham entre 18 e 69 anos. A partir dos 70 anos e para aqueles que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.