Parceria entre Universidade do Colorado e Acre inicia atividades em Rio Branco

Integrar conhecimento acadêmico teórico com a prática. É o principal objetivo da cooperação firmada entre Universidade do Colorado em Boulder (UCBoluder), Universidade Federal do Acre (Ufac) e governo do Acre.

A primeira atividade da parceria teve início neste sábado (19) com a realização do ciclo de palestras que antecede as Trilhas para a Sustentabilidade, evento que será ao longo da próxima semana.

Ciclo de palestras antecede as Trilhas para a Sustentabilidade. Foto: Júnior Aguiar

Colleen Scanlan Lyons, diretora do GCF (Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas), observou que a instituição de ensino americana estuda a produção sustentável, o manejo das águas, a sociobiodiversidade e também a Amazônia. “Estamos muito longe da realidade da Amazônia. Não adianta apenas ler artigos, é necessário ter conhecimento da base, prático. Estamos juntando vários perspectivas diferentes, confrontando barreiras geográficas, linguísticas e tempo”, comenta a antropóloga.

Ela frisou que entender a realidade é o principal fator dessa colaboração entre instituições de ensino e gestão pública. “Temos que ter essa base de conhecimento construída juntos e a ideia de realizar a trilha é super interessante, porque permite vivenciar a realidade das comunidades da floresta”, afirmou Colleen.

Fernando Schmidt, professor da área de Ecologia da Ufac, reforçou a importância da parceria governo, universidades e sociedade civil.

“Cada um desses setores tem suas experiências, expectativas e suas dificuldades para por em prática ações na área de sustentabilidade e conservação da floresta. O grande desafio de todas as áreas é o de como promover a conservação do ecossistema florestal e conseguir incorporar a produção a esse ecossistema, mantendo a floresta em pé, mas promovendo a produção de bens e de recursos financeiros para as comunidades da floresta, fazendo uso de práticas que deixem essa relação mais harmônica”, destacou o docente.

A presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Magaly Medeiros, observou que a sustentabilidade tem um caminho a ser trilhado e é necessário que ele seja percorrido em conjunto.

“Estamos no ponto de partida da Trilha e uma palavra que traduz esse início é parceria. Sem isso, não seria possível estar realizando essas ações. Estamos fazendo algo inovador. O Acre é referência global, o nosso governador Tião Viana é considerado para a Força-Tarefa de Governadores como um campeão por estar liderando algo inovador, colocando em prática o que é a sustentabilidade, que envolve economia, meio ambiente e as questões socioeconômicas e culturais”, disse Magaly Medeiros.

TRILHA DA SUSTENTABILIDADE

O curso Trilhas para a Sustentabilidade surge da cooperação entre governo do Acre, UCBoluder e Ufac, envolvendo pesquisadores, gestores e líderes comunitários com o intuito de identificar barreiras e oportunidades no que diz respeito ao desenvolvimento socioeconômico sustentável das populações tradicionais conciliado à conservação da floresta.

Dois eixos temáticos são tratados durante o ciclo de palestras para que se contextualize os participantes. Um trata de manejo florestal e outro de recuperação de ecossistemas.

A partir de segunda-feira (21), os participantes seguem para as visitas de campo, que serão em Xapuri, na Reserva Extrativista Chico Mendes.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Parceria entre Universidade do Colorado e Acre inicia atividades em Rio Branco