18 de abril de 2024

Medidas impopulares do governo mais parecem boicote a Marcus Alexandre

É boicote?

Ante tantas medidas impopulares adotadas pelo atual governo – entre as quais a redução no horário de atendimento na OCA e delegacias de polícia, transferência da sede de atendimento aos deficientes visuais e o calote nos aprovados no concurso para a Polícia Civil, pra citarmos apenas as mais recentes – este colunista começa a suspeitar que o governador Tião Viana está a boicotar o pré-candidato ao governo do estado e correligionário Marcus Alexandre.

Nem aí

Enquanto o ex-prefeito de Rio Branco tem gastado a sola dos sapatos em caminhadas pelos municípios da região do Juruá, onde a diferença em favor do seu principal adversário nas eleições de outubro é significativa, os governistas tratam de dar respostas duras aos descontentes com medidas adotadas por eles próprios.

Repúdio

Em menos de uma semana, por exemplo, a Associação dos Deficientes Visuais do Acre (Adevi) emitiu duas notas de repúdio contra o governo. A última delas depois que uma comissão formada pelos associados deixou de ser recebida pelo atual secretário de Educação estadual, Marco Brandão. E o motivo da desfeita teria sido um atraso de dois minutos!

Insensível

Segundo a entidade, Marco Brandão não levou em conta, sequer, que o atraso poderia ter decorrido da dificuldade de locomoção dos deficientes visuais, como de fato ocorreu. E não os recebeu.

Mudança pra pior

A Adevi trava uma queda de braço com o governo depois da decisão de mudar o endereço da entidade. As novas instalações, segundo argumentam os representantes da associação, apresentam diversos empecilhos para os deficientes visuais.

Curto e grosso

Além desse fato, a ContilNet divulgou ontem a situação dos estagiários da Biblioteca Pública Estadual. A resposta do governo para a reivindicação de receberem os salários em dia foi cortante. Segundo a denúncia, eles ouviram dos representantes do governo que quem não estiver satisfeito com o atraso no pagamento pode procurar a porta de saída.

Efeitos colaterais

O mesmo se dá em relação àqueles que amanhecem às portas da OCA, na esperança de ser atendidos pelos órgãos que ali prestam serviços. E o drama vai além, conforme revelado anteriormente pelo vereador rio-branquense Roberto Duarte Júnior (MDB): o funcionamento do órgão público deixou de movimentar a economia depois da redução no horário de atendimento.

Fim da linha

E o que faz o governo? Encomenda algumas peças publicitárias à Companhia de Selva a fim de alardear a importância da OCA… e fica tudo por isso mesmo!

Adversários políticos

Pelo que se pode presumir, o ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre terá dois duros oponentes nas eleições para o governo do estado. O primeiro deles, como se sabe, é o senador Gladson Cameli (Progressistas). O segundo, conforme se pode intuir, é o correligionário Tião Viana, de quem aquele tratou de se afastar.

Viagem marcada

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), participará da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e do Fórum e Rede de Secretários Municipais, na cidade de Niterói (RJ), entre os dias 7 e 9 deste mês.

Companhia

A prefeita terá como companheiros de viagem o procurador do município, Pascal Khalil, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Finanças, Marcelo Macêdo.

Formação política

O MDB trouxe ao Acre o cientista político Luciano Dias, da Fundação Milton Campos, ligada à sigla, para dar palestra aos pré-candidatos filiados aos partidos que compõem a aliança do senador Gladson Cameli, pré-candidato ao governo do Acre pelo Progressistas.

Ao pé do ouvido

O curso de formação política começou ontem (30), no auditório da Faculdade Diocesana São José (Fadisi), em Rio Branco. Além de Gladson, o ex-deputado e atual pré-candidato ao Senado pelo MDB, Marcio Bittar, também palestrou no encontro.

Registro

Não passou despercebido ao colunista o pedido do deputado federal Léo de Brito (PT) para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (PR).

Restrições

No último dia 23 de abril, a juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal, encarregada da execução da pena do petista, decidiu que Lula só poderá receber visitas de familiares e advogados.

Miúdos

A decisão da magistrada, na prática, veta que o petista seja visitado por correligionários e autoridades políticas.

Prioridade

Segundo Carolina Lebbos, “O alargamento das possibilidades de visita a um detento, ante as necessidades logísticas demandadas, poderia prejudicar as medidas necessárias à garantia do direito de visitação dos demais”. No texto, ela acrescentou ainda que a prioridade para “ressocialização do preso” deve ser o convívio familiar.

Destino

Ora, o requerimento de Léo de Brito certamente terá a mesma resposta dada à presidente cassada Dilma Rousseff, à senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR) e aos nove governadores de estado – entre os quais estava Tião Viana –, que tentaram se reunir com Lula no dia 10 de abril.

Pedra cantada

A coluna já havia dito, lá atrás, que os magistrados iriam impedir que o PT transformasse a cela onde Lula está preso em diretório do partido. E não deu outra.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost