18 de abril de 2024

Retórica da pieguice: Zen diz que trabalhadores vão às lágrimas pelos feitos de Tião Viana

Retórica do delírio

Por vezes, o discernimento costuma ser ofuscado pelas paixões. É o que se pode dizer sobre a afirmação do deputado estadual petista Daniel Zen, líder do governo na Aleac, que garantiu que o povo do interior é grato ao governo de Tião Viana pelos ‘avanços produzidos’ nos últimos anos.

Relato de viagem

Na tentativa de provar sua tese, Zen recorreu ao exemplo de Tarauacá, cuja população, segundo ele, julga a gestão do atual governador como a melhor de toda a história política do estado.

Controvérsias

Bem, em primeiro lugar, a generalização de um conceito por certo ouvido de alguns moradores é de uma impropriedade deplorável. Em segundo, estivessem tão satisfeitos com o desempenho do governo, certamente os eleitores não teriam apeado Rodrigo Damasceno da prefeitura, visto que este contou com incondicional apoio de Tião Viana em sua tentativa de reeleição.

Verdade vs. versões

As regras da boa oratória não mencionam que a verdade venha a ser imprescindível ao sucesso do orador. E a história está repleta de exemplos de que grandes mentirosos conseguiam, mesmo alardeando inverdades, conduzir as massas.  Não obstante, é mais honrado convencer por meio da verdade que persuadir através do engodo.

Opção pelo menos pior

Não reputo o deputado Daniel Zen um sujeito mentiroso, antes me dispondo a acreditar que, não obstante sua astúcia e grande inteligência, tenda, por vezes, a alardear algumas ingenuidades.

Pieguice

Mais do que o equívoco da ingenuidade em exaltar um governo carcomido pela inoperância, Zen apelou ao sentimentalismo folhetinesco ao afirmar que os trabalhadores estão sempre emocionados com as conquistas do atual governo.

Lágrimas

O líder do governo chegou a citar as lágrimas vertidas pelos pequenos empreendedores, em sua desmesurada alegria e necessidade de comemorar a construção do Jardim do Éden.

 Sem mais argumentos

Discurso dessa estirpe não combina com um orador do quilate de Daniel Zen, bem como não soa bem o fato de insultar, como aconteceu recentemente, os colegas do parlamento. Mas tanto num caso como no outro, é de se concluir que os dois extremos entre os quais se movem os discursos do deputado petista vem a ser um sinal de que não lhe resta muito a dizer em defesa de Tião Viana.

Favoritismo

A sindicalista e professora Rosana Nascimento, atual presidente da executiva estadual do PPS e também do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), é uma forte concorrente a integrar o grupo dos deputados federais na próxima legislatura.

Méritos

A favor de sua pretensa candidatura há inúmeros fatores, entre os quais podemos citar a reconhecida dedicação às funções e responsabilidades que assume e sua consolidada liderança entre os servidores da educação.

Grandeza

Não obstante comandar um partido pequeno, Rosana haverá de se impor por sua grandeza, já demonstrada quando da decisão de romper com o PT, mesmo após tantos anos de militância. Àquela altura, Rosana teve de decidir entre a permanência no grupo de correligionários ou a companhia daqueles que liderava em um movimento grevista.

Colheita

A opção da professora Rosana de romper com o partido, creio, haverá de render frutos nestas eleições, em decorrência do reconhecimento à sua capacidade de optar pela lealdade aos colegas mesmo que em prejuízo de suas convicções políticas.

Pescando indícios

A Polícia Federal visitou por esses dias a sede da associação dos pescadores de Cruzeiro do Sul, presidida pelo vereador Elenildo da Pesca (Progressistas). Os agentes teriam confiscado documentos e computadores, segundo uma fonte da coluna.

Boi na linha

Fala-se que está em curso uma investigação por suspeita de traquinagens na entidade. A coluna tentou, sem sucesso, apurar os detalhes do caso. De concreto, por enquanto, só a confirmação de que o material apreendido nos leva a supor que tem boi na linha.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost