Senador Jorge Viana contesta afirmações da coluna por meio de assessoria de imprensa

Direito de resposta

A assessoria de comunicação do senador Jorge Viana, do PT do Acre, encaminhou ao colunista um pedido de direito de resposta relativo à edição de ontem (21), desta Pimenta no Reino, cujo título foi Coluna revela por que Jorge Viana correu do debate proposto por Bittar.

Íntegra

O texto será reproduzido na íntegra, aí abaixo, em respeito ao direito de ampla defesa do senador – princípio deste colunista e também da ContilNet, extensível a qualquer cidadão que porventura se achar atingido, ofendido ou vilipendiado por notícias ou opiniões veiculadas no portal.

Tréplica

Recorro, porém, à prerrogativa de comentar as respostas do senador, uma vez que elas tentam desmentir informações veiculadas neste espaço, fruto de minuciosa pesquisa no site do Senado da República. Antes, é claro, o texto do senador, que segue em vermelho.

A propósito das notas a respeito do posicionamento do senador Jorge Viana publicadas pelo site ContilNet, a assessoria de imprensa do senador Jorge Viana esclarece:

1 – O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) é considerado pela própria imprensa especializada como o mais reputado instituto avaliador do desempenho de parlamentares brasileiros. Para o levantamento anual que identifica os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o instituto se utiliza de entrevistas com os próprios parlamentares, jornalistas, cientistas e analistas políticos, além de uma análise criteriosa da atuação de cada parlamentar, analisando pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência de citações na imprensa, entre outros.

2 – Sobre o levantamento realizado pelo Congresso em Foco, cabe destacar que os parlamentares que estavam respondendo a algum processo investigatório no Supremo Tribunal Federal não foram listados para a votação do público. O senador Jorge Viana já se posicionou publicamente sobre o inquérito 4.393 e acredita que o processo será a oportunidade de esclarecer a legalidade do financiamento de sua eleição em 2010 e do governador Tião Viana. O senador jamais recebeu dinheiro de caixa dois e tampouco solicitou recursos para a campanha do governador.

3 – Sobre o projeto de Reforma do Código Penal, o senador Jorge Viana não só foi o vice-presidente da Comissão que discutiu e elaborou o projeto de lei que atualiza a legislação penal do país, como foi o autor do requerimento de urgência para votação no plenário. O requerimento não foi aprovado, mas o senador continua a luta pela atualização de uma legislação que, segundo ele, é defasada e que não valoriza a vida.

4 – O senador Jorge Viana é autor de diversos projetos na área de segurança pública que têm o propósito de valorizar a vida e combater os altos índices de violência e intolerância que crescem no país por causa de diversos fatores, entre eles a instabilidade econômica e política do país, que causam desemprego e redução das políticas sociais.

5 – Pré-candidato à reeleição ao Senado Federal pela Frente Popular do Acre, Jorge Viana pautará sua campanha no diálogo e na discussão de propostas. O senador, independente de qualquer agressão ou questionamentos, vai seguir trabalhando com muito respeito ao povo do Acre e com um único propósito: ajudar o Acre e o Brasil a seguir vencendo esses tempos de dificuldades. E, por tudo o que já fez, espera poder contar com o apoio do povo acreano.

Assessoria de Imprensa

Senador Jorge Viana (PT-AC)

De volta

Na mesma linha da argumentação dos companheiros, o colunista sugere que o leitor acesse o portal do Diap aqui e trate de tirar as próprias conclusões sobre seu conteúdo. Recomendo ainda aos mais pacientes que acessem os artigos publicados no sítio do Diap.

Proibido para menores

Há autores que se prestam, por exemplo, a defender descaradamente o direito de Lula de concorrer à Presidência da República, ainda que hóspede da carceragem da Polícia Federal em Curitiba; há os que atacam o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), tratado por lá como ‘fascista’; e também aqueles que cobram resultados na geração de empregos de um governo que assumiu há menos de dois anos um país arruinado pela política econômica dos companheiros.

Quem mesmo?

O PT, como se viu, defende o Diap, com base na “própria imprensa especializada como o mais reputado instituto avaliador do desempenho de parlamentares brasileiro”. Que imprensa? Quais jornalistas? Não há na nota uma só referência ao veículo de comunicação ou jornalista especializado que endosse tal afirmação.

Só de passagem

O item 2 vem a ser irrelevante para este colunista, ainda que os petistas do Acre creiam que numa votação com os internautas de todo o país, Jorge Viana, caso constasse na lista dos votados, poderia figurar entre os 36 nomes escolhidos em 2015. Cada um é livre para acreditar no que quiser.

Palpos de aranha

Já o item 3 precisa ser tratado com palpos de aranha. Vejamos o que diz a reposta: “Sobre o projeto de Reforma do Código Penal, o senador Jorge Viana não só foi o vice-presidente da Comissão que discutiu e elaborou o projeto de lei que atualiza a legislação penal do país, como foi o autor do requerimento de urgência para votação no plenário. O requerimento não foi aprovado, mas o senador continua a luta pela atualização de uma legislação que, segundo ele, é defasada e que não valoriza a vida.

 Vale por mil palavras

A coluna não se dará ao trabalho de reiterar, com mais riqueza de detalhes, a informação publicada ontem. O colunista vai apenas reproduzir print da participação do senador do PT na votação do PLS que tratava sobre a reforma do Código Penal Brasileiro. Para se evitar que alguém suscite a possibilidade de uma montagem sobre a imagem destacada, eis aqui a prova de que ele votou contra. E a fim de facilitar a vida do leitor, a referência ao voto contrário do parlamentar petista está no final da lista de votações.

Saco vazio

O item 4 também desestimula este escriba a redarguir as vagas afirmações sobre os esforços do senador em endurecer as leis contra os criminosos, uma vez que a sua assessoria de imprensa não se deu ao cuidado de citar uma única iniciativa que comprove o que alega. Aliás, quem fez isso fui eu, na coluna passada, a provar a contradição de projetos pontuais e às vésperas das eleições, em relação a medidas mais eficazes contra a bandidagem que domina o Acre e o País – como a necessária reforma do Código Penal.

Cargo público

Por fim, o item 5 afirma que Jorge Viana, não obstante “qualquer agressão ou questionamentos, vai seguir trabalhando com muito respeito ao povo do Acre”. Ora, em primeiro lugar, não foi este colunista quem proferiu ofensas ao petista – insultado ele próprio pela ambiguidade entre seu discurso e sua prática parlamentar. Em segundo, o Sr. Jorge Viana exerce cargo público, concedido pela maioria do povo acreano, e apesar desempenhar cargo tão privilegiado, ele não passa de um servidor público, estando sujeito aos questionamentos de qualquer cidadão.

Atualização

A coluna precisou ser atualizada às 11h33 desta terça-feira (22), devido a algumas incorreções por parte do autor, que no momento da postagem passaram despercebidas. Aos leitores, minhas encarecidas desculpas pelos lapsos e minha gratidão pela audiência.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Senador Jorge Viana contesta afirmações da coluna por meio de assessoria de imprensa