O coordenador da Bancada Federal do Acre, senador Sérgio Petecão (PSD), anunciou, o empenho de R$ 1,8 milhão para o custeio de transplantes de fígado no Estado do Acre. Os recursos são frutos da união de todos os membros da Bancada, que de comum acordo, resolveram alocar emenda individuais no Orçamento da União de 2018 em benefício do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), do Hospital das Clínicas de Rio Branco.
O empenho foi anunciado nesta semana pelo senador. A iniciativa surgiu em outubro de 2017, quando a bancada convidou para reunião o cirurgião hepático, Dr. Tércio Genzini; uma das maiores referências em transplantes de fígado no Brasil e responsável pelas equipes de transplantes do Acre e do grupo Hepático de São Paulo.
O cirurgião relatou aos parlamentares a necessidade de expansão do atendimento de transplantes de fígado no Acre. Após a explicação, os parlamentares decidiram cada um contribuir com a quantia de R$ 300 mil de emendas individuais para melhorar e ampliar a oferta de transplantes de fígado no estado.
Até o momento, foram empenhadas apenas as emendas dos deputados Alan Rick, Flaviano Melo, Jessica Sales e dos senadores Gladson Cameli, Jorge Viana e Sérgio Petecão. Ainda serão empenhadas as emendas dos deputados Raimundo Angelim, Léo de Brito e do então deputado Moises Diniz, que serão investidas na aquisição de equipamentos de saúde, e dos deputados César Messias e Major Rocha, destinadas à reforma da área cirúrgica do Hospital do Câncer de Rio Branco.