“Vemos planilhas com custos falseados!”, afirma Eliane Sinhasique sobre documentos da RBTRANS

A tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi inflamada pela fala da deputada Eliana Sinhasique (PMDB) nesta terça (15). A parlamentar utilizou seu tempo de fala para criticar o transporte coletivo de Rio Branco, além das ações envolvendo a Prefeitura da Capital e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS).

ILEGALIDADES E DOCUMENTOS FALSOS

Sinhasique afirmou para todos os presentes na sessão que o transporte público “está recheado de ilegalidades há muitos e muitos anos”, destacando alterações em planilhas da RBTRANS e complacência da Prefeitura de Rio Branco.

“Desde que era vereadora, tenho apresentado documentos que comprovam a ilegalidade praticada por essas empresas de ônibus. Nossa voz, entretanto, não é ouvida. Vemos planilhas com custos falseados! Colocam o preço do diesel na bomba, quando sabemos que compram diretamente com isenção de impostos, por se tratar de um serviço essencial”, destacou.

CONTRATOS COM A PREFEITURA

A deputada também criticou a renovação de contratos com as empresas de transporte coletivo, feita pelo então prefeito da Capital, Marcus Alexandre.

“Outra irregularidade foi a do prefeito Marcus Alexandre, que renovou os contratos com essas empresas sem fazer uma concorrência pública. Pra se ter uma ideia, vou dizer mais: os contratos com as empresas de ônibus dizem que os veículos devem ter 10 anos de uso para poder estar circulando. É a mesma prefeitura que diz que ônibus pode ter 10 anos de uso, mas caminhão de lixo – de lixo! – só com cinco anos de uso. Lixo é mais bem cuidado do que a população”, disse Sinhasique.

HONESTIDADE

Ao final da fala, Eliane disse que o problema tem uma origem simples: a ganância: “É muita ganância envolvida. Se pensassem no povo, fariam uma planilha honesta, abririam o mercado de Rio Branco para o transporte alternativo. O que vemos, infelizmente, é a mão forte da Prefeitura, junto à RBTRANS, que não se dignificam a divulgar planilhas reais. Eles não são honestos”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“Vemos planilhas com custos falseados!”, afirma Eliane Sinhasique sobre documentos da RBTRANS