Beija-flor-azul-de-rabo-branco vive na Amazônia e se exibe para conquistar a fêmea

Com 12 centímetros de comprimento o macho do beija-flor-azul-de-rabo-branco chama atenção pela beleza e, claro, pelo malabarismo que realiza em voo ao buscar o alimento.

As penas azuis que predominam na cabeça e no pescoço impressionam e ficam realçadas com as penas brancas que surgem na barriga e que também aparecem na nuca. O dorso é verde brilhante.

Macho da espécie tem barriga branca (Foto: Fabrício Corsi Arias)

Já a fêmea da espécie é totalmente diferente do macho. Ela possui o dorso esverdeado, penas acinzentadas rente aos olhos e à cabeça. A garganta e o peito aparentam ser levemente escamados com mesclas cinza e branca. Mesmo sendo mais discreta que o macho, a fêmea também é de se admirar.

Mas é claro que o traje do parceiro rouba a cena em alguns momentos. Seja pousado em um galho ou em pleno voo é impossível não se encantar com a beleza dessa espécie que parece ser pintada à mão.

Beija-flor-azul-de-rabo-branco distribui-se pela Amazônia (Foto: Ananda Porto/ TG)

O beija-flor-azul-de-rabo-branco também é conhecido por beija-flor-branco. Assim como os demais beija-flores, a espécie se alimenta de néctar e pequenos insetos que podem ser captados inclusive durante o voo.

Esse beija-flor vive em florestas úmidas, matas secundárias, copas e também bordas. Pode ser agressivo para defender o território ou fonte de alimento.

Beija-flor-azul-de-rabo-branco tem o dorso esverdeado (Foto: Ananda Porto/ TG)

No período de reprodução o macho se exibe para a fêmea em voos acrobáticos e “luta” com outros pretendentes. O ninho é construído em formato de copo raso com material vegetal, como teias de aranha, musgos e líquens. Na família dos beija-flores, Trochilidae, as fêmeas são as responsáveis por incubar os ovos e cuidar dos filhotes.

No Brasil, o beija-flor-azul-de-rabo-branco se distribui pelo norte do país e ocorre em toda a Amazônia. Também é encontrado no Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, Panamá e México.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Beija-flor-azul-de-rabo-branco vive na Amazônia e se exibe para conquistar a fêmea