A candidatura conjunta da América do Norte, com Estados Unidos, Canadá e México, ganhou a disputa contra o Marrocos, em votação realizada nesta quarta-feira (13), durante o congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Moscou.
Os três países vão sediar a Copa do Mundo de 2026, a primeira a ser disputada com 48 países. O Qatar, em 2022, será o último com 32 seleções.
O trio venceu a concorrência do Marrocos, que tentava ser o segundo país africano a sediar o Mundial. Foram 134 votos na candidatura unida, 65 em Marrocos e um voto em nenhuma das duas.
A edição de 2026 marca o início de um novo modelo de Copa, com mais participantes, mais jogos, mais estádios e mais países organizadores. O Mundial terá 48 participantes, divididos em 16 grupos de três. Os dois primeiros de cada chave avançam para os mata-matas, que terá uma fase a mais do que hoje.
O novo formato da Copa do Mundo obriga a Fifa a repensar as eliminatórias, já que todas as confederações vão ter mais vagas do que têm hoje.