O professor e ex-vereador Gildomar Oliveira Gomes, popularmente conhecido como Charqueiro, vem se destacando como uma das maiores lideranças do Movimento Emancipalista no Acre.
Em palestra realizada no distrito de Campinas, Charqueiro debateu sobre os avanços ligados ao Projeto de Lei (PL) 135/2015. O PL dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios com base no art. 18 da Constituição Federal, alterando a Lei nº 5.172 (25 de outubro de 1966) e garantindo as devidas providências para os novos municípios.
No estado do Acre, existem cinco comunidades aptas a se tornarem novos municípios: Campinas do Acre, que faz parte da jurisdição administrativa do município de Plácido de Castro; Nova Humaitá e Caquetá (Porto Acre); Sibéria (Xapuri); e Santa Lúzia do Juruá (Cruzeiro do Sul).
Charqueiro também anunciou que estará indo para Brasília acompanhar a tramitação do projeto e para somar forças com as demais Lideranças Emancipalistas que estarão na Capital Federal.
“A reunião de hoje foi muito construtiva. É importante que as pessoas tirem suas dúvidas aos critérios e regulações do PL 137, que poderá estabelecer novas regras para criar novos municípios em todo país”, concluiu Charqueiro.