Charqueiro irá para Brasília acompanhar votação de PL que pode criar novos municípios no Acre


Comissão Parlamentar na Aleac já foi criada para acompanhar a transição do projeto de lei 137/2015

REDAÇÃO CONTILNET

O professor e ex-vereador Gildomar Oliveira Gomes, popularmente conhecido como Charqueiro, vem se destacando como uma das maiores lideranças do Movimento Emancipalista no Acre.

Movimento Emancipalista quer a criação de novos municípios no Acre. Foto: Reprodução

Em palestra realizada no distrito de Campinas, Charqueiro debateu sobre os avanços ligados ao Projeto de Lei (PL) 135/2015. O PL dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios com base no art. 18 da Constituição Federal, alterando a Lei nº 5.172 (25 de outubro de 1966) e garantindo as devidas providências para os novos municípios.

No estado do Acre, existem cinco comunidades aptas a se tornarem novos municípios: Campinas do Acre, que faz parte da jurisdição administrativa do município de Plácido de Castro; Nova Humaitá e Caquetá (Porto Acre); Sibéria (Xapuri); e Santa Lúzia do Juruá (Cruzeiro do Sul).

Charqueiro acompanha a tramitação do PL 137. Foto: Reprodução

Charqueiro também anunciou que estará indo para Brasília acompanhar a tramitação do projeto e para somar forças com as demais Lideranças Emancipalistas que estarão na Capital Federal.

“A reunião de hoje foi muito construtiva. É importante que as pessoas tirem suas dúvidas aos critérios e regulações do PL 137, que poderá estabelecer novas regras para criar novos municípios em todo país”, concluiu Charqueiro.

comentários

Outras Notícias

Veja Também