Imunologista dá dicas sobre cuidados com a saúde durante as mudanças bruscas de temperatura

As mudanças bruscas de temperatura nas últimas semanas trouxeram um alívio para o calor rotineiro do Acre, mas em compensação, muitos cidadãos sentiram (literalmente) os efeitos dessas mudanças e da queda da umidade relativa do ar.

Guilherme Pulici, imunologista e alergista com quase 20 anos de atuação na área médica, destacou à equipe da ContilNet que a mudança na temperatura e a alteração na umidade relativa do ar sempre aparecem nos períodos em que se propagam mais doenças respiratórias.

Problemas respiratórios se tornam mais frequentes com ar seco. Foto: Reprodução

“Isso é decorrente de alterações nos mecanismos de defesa do nosso sistema imune. O ar seco causa irritação e inflamação nas vias aéreas; as mucosas nasal, faríngea e brônquica tendem a reagir produzindo secreção, tosse e espirros”, disse o especialista.

Além de vírus e bactérias, o ar seco é um forte agente transmissor dos elementos nocivos que estão presentes nas fumaças de carros, caminhões e queimadas. “Este ar seco traz vírus e bactérias nocivos ao nosso organismo, e pior ainda, contribui com a transmissão de agentes poluentes da fumaça de carros, caminhões e queimadas, que igualmente causam reações execerbadas do nosso corpo. Olhos, nariz , garganta, brônquios , pulmões e até a pele podem inflamar”, explicou Guilherme.

A principal recomendação é uma das dicas fundamentais para uma boa saúde: hidratação, sendo a água o principal elemento do processo de hidratação do corpo. Entre as outras dicas, estão:

-> Evitar aglomerações, que são os espaços onde se contraem mais doenças respiratórias de natureza infecciosa;

-> Se alimentar adequadamente;

-> Se vacinar contra doenças imunopreveníveis como a gripe.

Sobre as vacinas, Pulici reafirma que elas estão disponíveis tanto na rede pública quanto na privada. “Vale lembrar que as vacinas da rede privada tem uma cobertura contra maior número de agentes causadores da gripe”, afirmou o alergista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Imunologista dá dicas sobre cuidados com a saúde durante as mudanças bruscas de temperatura