A Marinha do Brasil vai instalar nos próximos meses mais três novas agências fluviais na Acre. As cidades contempladas serão Rio Branco, Sena Madureira e Feijó. A informação foi repassada pela comandante da Capitania dos Portos da cidade de Eirunepé (AM), capitão-tenente Azbel Moreira, que ministrou curso de formação para novos aquaviários indígenas, na Aldeia Morada Nova, em Feijó.
Os complexos das agências serão formados por prédios administrativos, escolas de ensino profissional marítimo, oficinas de reparo de embarcações e instalações de apoio que visam garantir independência ao seu funcionamento: grupo gerador de energia elétrica, estação de tratamento de esgoto, cisterna, reservatório elevado de água e poço artesiano.
Articuladora do curso e entusiasta da instalação das novas agências, a vereadora feijoense Terezinha Moreira (Progressistas) disse que a Marinha já está procurando os terrenos para as futuras edificações.
“Esse posto terá grande utilidade para os nossos munícipes, para os tarauacaenses e moradores do vizinho município amazonense de Envira”, destacou a parlamentar.
A Marinha quer disseminar e conscientizar os moradores sobre a importância da segurança da navegação e da prevenção à poluição hídrica. Também regularizara embarcações, efetua perícias e inspeções navais, além de orientar sobre o uso de equipamentos de proteção individual. “Foi uma experiência muito gratificante ministrar esse curso somente para índios”, declarou Azbel Moreira, agradecendo a vereadora pela “iniciativa e apoio”.