Coração a mil
Nil Figueiredo (à esquerda na foto aí abaixo) deu entrada ontem (13) no hospital com dores no peito e mal-estar. Foi diagnosticado pelo médico com um princípio de enfarto.
Pressão do dia a dia
Ex-diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre, onde fez um trabalho memorável, Nil deixou o cargo para participar das eleições de outubro deste ano. Ele é pré-candidato a deputado estadual pela Frente Popular.
Desejo da coluna
Sujeito sempre muito atencioso e de fino trato para com todos, Nil deu um susto nos amigos, incluindo este colunista. Resta-nos desejar a ele uma recuperação rápida e muito sucesso em sua jornada.
Bem na foto
Charlene Lima, pré-candidata à Câmara Federal pelo PTB, se destacou em uma sondagem de intenção de votos realizada recentemente. Seu nome aparece bem em Rio Branco, nos municípios do Alto Acre e principalmente em Sena Madureira – sua terra natal.
Marketing pessoal
Publicitária, Charlene mostra que seu forte é a propaganda. Mesmo que seja de si mesma, como acontece agora.
Caixa forte
Por falar em Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB) é o prefeito que mais conseguiu verbas entre os gestores do interior.
Jogo de cintura
Oriundo do PT, partido pelo qual foi deputado estadual até trombar com Francisco Nepomuceno, o Carioca, o emedebista mantém bom trânsito com os parlamentares federais tanto da oposição quanto da situação. Daí o resultado positivo na captação de recursos federais.
Pela hora da morte
Por outro lado, o prefeito de Capixaba, Zé Augusto (Progressistas), tenta se livrar de uma dívida de R$ 14 milhões com o INSS, herdada da gestão anterior.
Recalcitrância
Zé Augusto lamenta a resistência da Caixa Econômica Federal (CEF) em aceitar um acordo para pagamento do débito em 200 meses. O prazo máximo aceito pela CEF é de cem meses.
Nome sujo
E enquanto a prefeitura de Capixaba e a Caixa não chegam a um denominador comum, o município segue inadimplente. Isso significa que a prefeitura não está apta a receber recursos extraordinários da União.
Novo horário
A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul vai mudar o horário de suas sessões ordinárias. Ainda noturnas, elas passarão a ser realizadas pela parte da manhã – mesmo a Mesa Diretora da Casa tendo feito um teste no ano passado e reprovado a mudança por ausência de público.
Comemoração virtual
O pré-candidato a vice-governador na chapa do petista Marcus Alexandre, Emylson Farias (PDT), comemorou na rede social Facebook o fato de o partido se manter na aliança Frente Popular do Acre – e ele poder seguir na disputa.
A versão antes do fato
Circulou a informação de que o PDT poderia deixar a FPA devido a uma decisão da executiva nacional do partido. Besteira.
Pedra cantada
Na verdade, segundo apurado pela coluna, o presidente da sigla no Acre, o ex-deputado Luiz Tchê, esmurrou a mesa e ameaçou deixar a aliança porque os companheiros tentam rifar Emylson.
Passo atrás
Com a gritaria de Tchê, a companheirada achou melhor manter Emylson no palanque do que ter um partido a mais na oposição.
Boicote vermelho
Não é de agora que o ex-secretário de Segurança Pública do Acre vem sendo boicotado pelos petistas. A coluna já discorreu sobre episódio que confirma essa tese – e ontem mesmo lembramos que Emylson havia desaparecido de cena.
Engulam essa!
O fuzuê desta quarta-feira, protagonizado pela cúpula do PDT, revela o porquê do sumiço. Mas com o Luiz Tchê na retaguarda, os companheiros terão de engolir o pré-candidato a vice-governador da sigla.
É cada uma
O senador Jorge Viana publicou em seu microblog Twitter a frase “O papa apoia Lula em silêncio”. Trata-se do título de artigo escrito pelo jornalista Alex Solnik, publicado no site brasil247 – que na verdade deveria se chamar brasil 171.
Informações companheiras
Umbilicalmente ligado ao PT, o brasil247 passou a fazer publicidade para se manter assim que Dilma foi escorraçada do Palácio do Planalto. Era a nossa grana que irrigava a boa vida dos idealizadores do portal.
Pra lá de vagabundo
De volta a Jorge Viana, ele fez a referência a um artigo pra lá de vagabundo, como o leitor pode conferir aqui. E tudo no embalo daquela balela de que o papa havia enviado um terço ao detento Luiz Inácio, hóspede da carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Apelativo
Alex Solnik, o autor do referido texto, começa por dizer que “Por tudo o que o Papa Francisco já disse e fez em seu mandato, por tudo o que pensa do mundo, não há dúvida de que ele está muito mais próximo de Lula que de Moro e de Temer”. Não é lindo?
Titica pura
O escriba também diz que é possível que o coração de Sua Santidade “esteja ao lado de Lula”, para em seguida especular que Francisco possivelmente desejaria visitar o presidiário do PT. Mas conclui que “nem sempre um chefe de estado pode e deve fazer o que seu coração manda”.
É o fim
Para o articulista do site brasil247, “O papa é a pessoa mais poderosa do mundo”. Chega, né? Um jornalista com 13 livros publicados não saber que Donald Trump é quem está no topo do planeta é o fim da picada.
Perdão, leitor!
Não, não.. que me perdoe o leitor, pois estou redondamente enganado. O fim da picada é um senador da República repercutir um texto tão estúpido que só poderia mesmo ter sido escrito por um petista.