O caldeirão da política não está fervendo apenas em Sena Madureira e em Cruzeiro do Sul, como os ventos vêm trazendo à redação de ContilNet. No município de Capixaba, um dos menores e mais pobres do Acre também anda em ebulição. Esta semana, integrantes do PMDB se organizaram para tirar o prefeito José Augusto (PP) do cargo.
Liderados por uma aliada do deputado Chagas Romão, conhecida como Sara, alguns vereadores que fazem oposição ao prefeito montaram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que pede o afastamento de José Augusto.
Sara e outros emedebistas comandaram a Secretaria de Educação, que é a maior pasta da prefeitura, desde o início da gestão de José Augusto. Agora os emedebistas falam sobre irregularidades e culpam o prefeito.
“Se ocorreu alguma coisa errada nessa secretaria, vamos cobrar quem estava em sua administração desde o início da gestão. E quem estava lá? O PMDB”, explica o assessor especial Celsinho de Souza.
Na tarde desta quinta-feira, o prefeito José Augusto emitiu nota à imprensa onde disse que está consciente de que enfrenta uma trama bem planejada e articulada por pessoas que querem a qualquer custo assumir o poder, e que para que isso aconteça não se importam com os métodos para chegar até lá.
Veja a nota na íntegra:
Amigos e amigas de Capixaba,
Ontem, tomei conhecimento através da rede social, das denúncias que envolvem o meu nome e a minha administração, por isso, tenho a obrigação de dar uma resposta a vocês, cidadãos que confiaram a mim a administração do município de Capixaba.
Sou enfático em dizer que me assusta a forma como uma série de acusações levianas são levadas a público sem levar em conta o nome e a honra de pessoas, empresas e instituições.
Sou consciente que o momento que estou enfrentando é de cunho político. Uma trama bem planejada, articulada por pessoas que querem a qualquer custo assumir o poder e que para que isso aconteça não se importam com os métodos para chegare até lá.
Querem, a qualquer custo, me afastar da Prefeitura. Sei quem são, e como estão agindo essas pessoas. Fazem negociatas na madrugada, negociam inclusive cargos e vantagens para uma futura administração, caso consigam seus objetivos.
Tudo isso se deve ao fato de me posicionar na minha gestão, de fazer mudanças necessárias, de afastar aqueles que mesmo trabalhando comigo, tramavam pelas minhas costas. Além de fazer grandes ajustes na Prefeitura para sanear as contas, e promover ações que melhorem a vida da nossa população, em todas as áreas.
Sou consciente que ainda temos muito a fazer. Mas não esqueço do compromisso que fiz quando estive na casa de vocês, ao pedir a oportunidade de administrar Capixaba.
Por fim, quero afirmar que não temo as investigações que estão em curso. Tenho a consciência limpa. Se comprovado, que alguém da minha equipe fez ou foi cúmplice de mal feitos contra o erário público, serei o primeiro a pedir a punição de tais pessoas.
Defendo a justiça, e defendo ainda mais o direito a defesa e o contraditório. Acusações graves, como as relatadas, não devem ser adotadas como verdade, só na base do ouvi falar.
A verdade será reposta, no seu devido tempo. As máscaras de quem trabalhada pela derrocada da minha gestão irão cair e o povo saberá distinguir o que é interesse pessoal, do que é interesse público.
Não vou baixar a cabeça. Continuarei em frente.
Agradeço a manifestação de carinho dos amigos. E peço a compreensão de todos, pois quem não deve, não teme e logo iremos esclarecer uma a uma as acusações que levantam contra mim.
Rio Branco, 21 de junho de 2018
Zé Augusto
Prefeito de Capixaba