Se Marcus Alexandre mantém distância de Tião Viana, Gladson precisa evitar Ilderlei Cordeiro

Alerta vermelho

Vereador de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares (MDB) certa feita ouviu, com um sorrisinho incrédulo, este colunista alertá-lo sobre o efeito deletério da companhia do prefeito Ilderlei Cordeiro, outrora seu correligionário, sobre as  pretensões do primeiro em chegar à Assembleia Legislativa do Acre como deputado estadual.

Endereço diferente

Eis, pois, que o antigo padrinho político de Ilderlei, em entrevista a uma emissora de TV, disse a mesmíssima coisa, ainda que para destinatário diferente. Segundo Sales, o senador Gladson Cameli (Progressistas) corre o risco de ser derrotado no seu município de origem caso ouse subir ao palanque de braços dados com Cordeiro.

Saiam de retro!

Do mesmo modo que o ex-prefeito Marcus Alexandre, pré-candidato do PT ao governo do Acre, se mantém longe do governador Tião Viana, Gladson precisa estabelecer uma boa distância de Ilderlei.

Bifurcação

De volta a Romário Tavares, que à época reagiu às minhas ponderações com um sorrisinho irônico e desdenhoso, eis que agora, ouvido do ‘chefe’ o alerta endereçado a Cameli, quem sabe não tenha, afinal, se dado conta da pertinência do que eu lhe disse na ocasião.

Ambição

Quatro vezes presidente do Legislativo cruzeirense, Romário pretende alçar voo mais alto. Estuda a possibilidade de se aventurar na disputa por uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Acre.

Sinuca de bico

Ocorre, porém, que uma vez perfilado com Ilderlei – não obstante ter sido eleito para fiscalizar seus atos, ao invés de lhe endossar até mesmo as trapalhadas -, Romário é apoiador de longa data de Vagner Sales

Uma vela pra cada santo

Frequentador da cozinha de Vagner, o emedebista agora toma café da manhã com este para horas depois ir almoçar com Ilderlei.

Fim da linha

Mas a tática de manter a benquerença dos e ambos, que vêm a ser atualmente desafetos declarados, terá que chegar ao fim. E muito em breve.

Vai ter que decidir

Postas, porém, as pré-candidaturas a deputado federal de Rudiley Estrela, tio do prefeito trapalhão, e da filha do coronel Sales, Romário não poderá manter-se em cima do muro. E sendo ele partidário de Jessica, certamente a apoiará, em detrimento do tio do prefeito amigo.

Mistérios

O que estranha é que o emedebista Romário, não obstante todas as evidências de que o batelão capitaneado por Ilderlei faz água, insista em permanecer a bordo como tripulante. É claro que para um marinheiro de longa data, resistir à certeza do naufrágio não se justifica com base na lealdade.

Generoso

Acostumado a dar dinheiro público aos religiosos do município e até da capital, é de se suspeitar que Ilderlei Cordeiro use de outros atrativos para manter os aliados na Câmara.

O tempo dirá

Resta saber como o eleitor cruzeirense haverá de encarar a fidelidade do presidente da Câmara ao prefeito traidor – que nos palanques exaltava as realizações do antecessor, e agora o responsabiliza por tudo aquilo que não consegue fazer pela população.

Outro lado

Bem, mas é necessário lembrar que o petista Marcus Alexandre convive com o mesmo drama de não poder andar em companhia de Tião Viana, cujo desastre como governador do Acre neste segundo mandato é o tema preferido dos frequentadores das redes sociais.

E agora, Sebastião?

A propósito, a deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB) cobrou de Tião Viana uma medida que contribua não só com os esforços do presidente Michel Temer em reduzir o preço dos combustíveis, como também em aliviar o bolso do pobre do trabalhador acreano.

Os olhos da cara

É que há quase duas décadas, com o primeiro mandato do agora senador petista Jorge Viana no governo do estado, o ICMS sobre os combustíveis saltou para uma alíquota de 25%, uma das mais altas do país.

Glutões

Daí a ânsia de vômito que me dá quando vejo o Sr. Jorge a lamuriar-se, em tom indignado, do infortúnio daqueles que precisam pagar, segundo ele próprio, 10 reais por um litro de gasolina nos municípios mais isolados. Acontece que de cada 10 paus desembolsados pelos pobres, o governo do irmão põe R$ 2,50 na carteira.

Contribuição obrigatória

E como o percentual cobrado na capital é o mesmo que o praticado no interior, de cada 5 cinco reais que pagamos nas bombas – isso para arredondar a conta –, o estado leva R$ 1,25 por litro de gasolina. Se o prezado leitor gasta uma média de 400 reais por mês com combustível, está colocando 100 pratas na caixinha de Tião.

Dinheiro pra chuchu

Em fevereiro de 2017, segundo o Departamento de Trânsito do Acre (Detran), eram mais de 251 mil os veículos automotores no estado. A conta exata de quanto eles, juntos, consomem em combustível é impossível de se fazer. Mas o número é capaz de nos dar uma ideia da montanha de dinheiro arrecadado pelo governo só com o ICMS do incidente sobre o produto.

Foi uma piada?

Ainda sobre o Sr. Tião Viana, ele tratou de postar nas redes sociais que a violência sob a qual vivemos – e em decorrência da qual alguns morrem todos os dias – vem a ser culpa dos jovens que não se interessam pelos estudos.

como é que é?

Ao afirmar que sobram vagas nas escolas do Acre, o governador do PT acabou por chamar de preguiçosa a juventude que atualmente tem preferido portar uma arma de fogo na cintura a carregar os livros debaixo do braço.

Santos do pau oco

Não surpreende a ninguém mais a constatação de que os petistas, que antes de chegarem ao poder culpavam os adversários pelas desgraças do país, sigam se fazendo de inocentes diante dos problemas que eles agravaram.

De dar asco

Mas pior do que aqueles que não vão à escola por preguiça ou desinteresse – creio eu -, são os que, mesmo tendo estudado e fazem questão de alardear sua formação acadêmica, continuam a votar nessa gente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Se Marcus Alexandre mantém distância de Tião Viana, Gladson precisa evitar Ilderlei Cordeiro