Sebrae no Acre realiza oficina de biojóias e artesanato em Aldeia Yawanawá

O Sebrae no Acre, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, através das ações do Projeto Taboca – O Bambu do Acre, realizou a oficina “Produção e Usos do Bambu para Biojóias e Artesanato”, na Aldeia Yawanawá Amparo.

O curso foi ministrado pelo artesão francês Francis Yves Marie. Aproximadamente 43 pessoas de sete aldeias diferentes, com experiência em artesanato, foram capacitadas e poderão utilizar o bambu para a confecção de colares, brincos, pulseiras, entre outras peças.

A gestora do Projeto Taboca, Ellen Aquino, participou do processo de aprendizagem da comunidade e comemorou a inserção da taboca dentro do processo de artesanato indígena. “A taboca antes era tida como uma praga por eles, mas se tornou uma matéria-prima que será utilizada no artesanato como forma de gerar mais renda”, explica.

Francis comenta que esta foi a experiência mais diferente das viagens que ele já fez pelo Brasil. “Foi minha primeira viagem pelo Acre, gostei muito de passar esses dias na aldeia e ver de perto como é a cultura do povo Yawanawá. Foi um trabalho muito intensivo, onde pudemos utilizar o bambu como uma forma de expressar a cultura daquele povo”, complementa o artesão.

O Sebrae incentiva a utilização do bambu como um negócio sustentável, uma vez que ele tem um alto poder de combustão e é encontrado em grande escala no Acre, estado que possui a maior floresta nativa de bambu do mundo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sebrae no Acre realiza oficina de biojóias e artesanato em Aldeia Yawanawá