Socorro Neri apresenta ações de infraestrutura previstas para o segundo semestre

A prefeita de Rio Banco, Socorro Neri, apresentou na noite desta quinta-feira (14) o cronograma de ações de infraestrutura e metodologia do trabalho previstos para o segundo semestre de 2018 a lideranças comunitárias e vereadores. O encontro foi realizado no auditório da secretaria de Estado de Educação com a presença do secretariado municipal.

Apresentação foi feita em evento ocorrido na quinta-feira (14)/Foto: Fagner Delgado/Asscom

As ações incluem a manutenção viária. Com a escassez de recursos do governo Federal e orçamento de R$ 804 milhões, sendo apenas R$ 492 milhões de recursos próprios, e cerca de 2% disso para investir em infraestrutura, a prefeita ressaltou que terão prioridade as ações que beneficiem um maior número possível de pessoas, como a manutenção dos principais corredores de ônibus, vias estruturantes, vias de acesso aos bairros, ramais com maior produção e que tenham unidades de ensino e de saúde.

As ações serão integradas entre as secretarias e desenvolvidas de junho a novembro deste ano, incluindo a operação tapa buracos, limpeza urbana, sinalização e paisagismo.

Para realizar os serviços, a EMURB, que voltou a usinar o asfalto utilizado no recapeamento de ruas, contará com 76 máquinas e outros equipamentos e 143 trabalhadores. A limpeza urbana terá 15 máquinas e 70 servidores. A assistência à área rural ficará com 2 patrulhas mecanizadas e 36 homens. Os serviços de recuperação asfáltica serão realizados sempre no sentido centro bairros. “Temos 1000 Km de ramais e estradas vicinais, a cidade conta com 800 Km de malha viária, sendo 600 pavimentados, o que requer um grande esforço por parte da prefeitura nessa manutenção”, ressalta a prefeita.

De acordo com Socorro Neri, o planejamento garante que a prefeitura possa manter a excelência na gestão, responsabilidade fiscal e qualidade social dos gastos. “ È importante destacar que a Prefeitura tem multiplicidade de funções, que vão além da manutenção de ruas e apesar das dificuldades, as escolas, creches e unidades de saúde funcionam dentro da normalidade. Vamos atuar agora de acordo com o planejamento até novembro. Espero ter com as lideranças comunitárias essa relação de entendimento para que possamos seguir com as intervenções de forma realista”, explicou Neri.

Lideranças comunitárias e vereadores participaram do evento/Foto: Fagner Delgado/Asscom

Ozeas Silva, presidente da União das Associações de Moradores de Bairros (UMARB) avalia como positiva e construtiva a atitude da prefeita de mostrar números, previsões, e pedir apoio às lideranças comunitárias, na busca de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “ O encontro foi além das expectativas e tivemos acesso aos orçamentos, valores de repasses e a previsão para as ações, que vão beneficiar a maioria dos nossos bairros com serviços de infraestrutura”.

 

Em nome dos demais vereadores, Rodrigo Forneck destacou a necessidade da repactuação da gestão municipal com as lideranças comunitárias e afirmou que “apesar de todas as dificuldades, todos os serviços da prefeitura estão em dia, o que será mantido, graças ao planejamento apresentado agora para todos”, concluiu. Além de Forneck, estavam presentes também os vereadores Juruna, Elzinha Mendonça e Mamed Dankar.

O que já foi executado este ano

Este ano, a prefeitura já atuou fortemente na melhoria da infraestrutura da capital. A aplicação de 15 mil toneladas de mantas asfálticas beneficiou 176 barros, 694 ruas e 425 vias. Com relação à limpeza e retirada de lixo e entulho, já foram atendidos 116 bairros e 8 vilas, 129 praças, 4 parques e 1.033 desobstruções de igarapés e córregos e dispositivos de drenagem. Na zona rural, o serviço de melhoramento de ramais, alcançou 170 quilômetros de 19 comunidades rurais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost