A Amazônia é um universo a usufruir

As cidades-jardins

A Amazônia é um universo a usufruir. Sem a intolerância do Sudeste, revelada pela campanha contra os incentivos à exploração adequada das riquezas da região, ela vai se desenvolver sustentavelmente, trazendo vantagens para a nação.

Já se sabe que no distante passado, antes dos europeus, havia aqui uma grande população, descartando teoria de que havia um vazio populacional.

O antropólogo Michael Heckenberger, da Universidade da Flórida, afirma que os povos pré-cabralinos viviam em “cidades-jardins”, uma arquitetura “com aglomerados representando pequenas entidades políticas independentes dentro de um sistema igualitário de poder regional”.

Como explicou o pesquisador da revista Science, um traço da cidade-jardim era a ótima integração dos habitantes com os recursos da floresta, que não seria mantida intacta como algo sagrado, mas manejada para garantir o sustento de seus povos.

O que teria afugentado tanta gente e destruiu aquela civilização? Atribuir a mudança à chegada dos europeus é o óbvio com as matanças.

Com base na democracia e no debate respeitoso, resgatar a ideia da cidade-jardim humana e justa requer atitudes capazes de vencer as incompreensões das campanhas antiamazônicas.

Corrida maluca

Como numa corrida maluca alguns candidatos ao governo de Rondônia

vão tombando pelo caminho. Até um dos mais importantes deles, o senador Ivo Cassol (PP) foi obrigado a recuar diante da condenação e do cumprimento de pena alternativa imposta pela justiça. Acredita-se que outros nomes ainda vão desistir do pleito de outubro tendo em vista os entendimentos nos bastidores.

Regionais

O presidente estadual do PDT, senador Acir Gurgacz participou ontem de encontros regionais do PT e do PSB, partidos alinhados a sua aliança para a disputa do governo do estado. O PSB terá o ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires postulando o Senado e o PT contará para a disputa a ex-senadora Fátima Cleide. As negociações seguem até as convenções que começam dia 20.

A natalidade

Impressiona a explosão de natalidade de urubus em Porto Velho, mostrando que a limpeza pública precisa melhorar muito ainda na capital. Ao final da feira semanal no bairro São Cristovão, testemunhei dezenas das aves de rapina traçando o lixo deixado pelos feirantes as margens de um canal de esgoto na Av. Guanabara. E na região portuária segue uma baita infestação de pombos.

A cordialidade

Neste estágio de pré-campanha nos anos anteriores o pau já estava cantando entre os possíveis candidatos ao governo de Rondônia. No entanto, nesta temporada eles se tratam com a maior cordialidade possível, quase pulando cirandinha juntos. Explica-se tanta cortesia entre eles: uns ainda esperam apoio dos outros numa grande aliança.

Poeira e fumaça

A poeira, a fumaça e a falta de água em alguns bairros dominam o cenário neste verão na capital causando alergias e tantas outras doenças respiratórias típicas da época, atingindo principalmente crianças e idosos. Com o sol escaldante na cuca e a temperatura passando facilmente dos 35 graus, as queimadas se espraiam pelas rodovias causando acidentes. Todo o cuidado é pouco torcida brasileira.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

A Amazônia é um universo a usufruir