25 de abril de 2024

Alan Rick e presidente do Incra participam de reunião com posseiros do Seringal São Domingos na fronteira com o Amazonas

Reunião com posseiros do Seringal São Domingos/Foto: Ascom

As famílias dos posseiros e moradores do Seringal São Domingos, na divisa do Acre com o Amazonas estão mais perto de uma solução para o conflito agrário nessa área compreendida entre Acrelândia, Nova Califórnia (RO) e Sul de Lábrea (AM), graças à intermediação que vem sendo conduzida pelo deputado federal Alan Rick (DEM).

Na manhã desta quinta-feira, acompanhado do presidente nacional do INCRA, em exercício, Francisco Nascimento, do Ouvidor Agrário Nacional, Jorge Tadeu Correia, dos superintendentes do INCRA no Acre, Sebastião Silva, de Rondônia, Erasmo Tenório da Silva e do Amazonas, João Batista Jornada, Alan Rick esteve no local e em reunião com mais de 80 moradores, dos quais, cerca de 30 representavam famílias que vivem na área de conflito, recebeu a garantia do presidente do INCRA, Francisco Nascimento, de que a partir de agora a questão será tratada diretamente pela Ouvidoria Nacional para que se chegue uma solução e os produtores não sejam prejudicados.

Alan Rick esteve reunido com os posseiros na quinta-feira/Foto: Ascom

“Os conflitos no Seringal São Domingos são antigos. Existem muitos supostos donos com vários documentos que precisam ser periciados pelo INCRA. Estive na área a convite do amigo Nésio Carvalho, um guerreiro em favor dos produtores, e de representantes dos posseiros da região e pudemos constatar a gravidade da situação. O presidente do INCRA, Francisco Nascimento, diante do nosso relato, fez questão de vir pessoalmente ouvir os moradores e trouxe sua equipe para já darmos os primeiros passos em busca da solução desse conflito”, disse Alan Rick.

Uma nova reunião, de análise técnica da área, será realizada nos dias 30 e 31 deste mês em Manaus, na superintendência do INCRA no Amazonas, com a participação de dois representantes dos posseiros, além do Ouvidor Agrário Nacional, Jorge Tadeu Jatobá Correia, técnicos do INCRA e Ministério Público Federal.

“O primeiro passo, o mais importante, já foi dado e trata de fazer todo o levantamento jurídico e verificar quem realmente tem direito a terra. O presidente nos deu orientação para coordenarmos esse trabalho que vai começar com a reunião em Manaus”, disse o Ouvidor.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost