Casos de sarampo crescem 42% no Norte e Tião Viana alerta para vacinação no estado


Tião Viana usou as redes sociais para cobrar ação emergencial das prefeituras

SAIMO MARTINS, PARA CONTILNET

A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo pelo país, em especial na região norte, onde, segundo o Ministério da saúde os casos de sarampo aumentaram em 42,5% , reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil.

Diante deste cenário, o governador do estado, Tão Viana (PT), fez um alerta na manhã desta quinta-feira (26) às prefeituras, para fazer a cobertura vacinal, evitando assim, surtos da doença no Acre.

Campanha de vacinação deve acontecer em todo o país/Foto: reprodução

“Atenção, prefeituras do Acre! Milhares de casos de Sarampo notificados no AM, RR e RO. Cobertura Vacinal urgente!”, cobrou Viana de seus prefeitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o órgão vai retomar uma campanha específica de vacinação contra o sarampo e a poliomielite entre os dias 6 e 31 de agosto em todo o país. Até o dia 17 de julho, 519 casos de sarampo foram confirmados no Amazonas e 272 em Roraima. Todos estão relacionados à importação.

Eliminação do sarampo

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses.

comentários

Outras Notícias

Veja Também