20 de abril de 2024

Doutor renomado nacionalmente em síndrome de Down ministra palestra em parceria com Aleac

Na manhã deste sábado (28), aconteceu no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) o segundo dia de palestras do 3º Seminário da Assembleia Legislativa de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em sua Trajetória de Vida’. O evento contou com a apresentação do professor-doutor Zan Mustacchi, que é especialista no sistema endócrino-metabólico da Trissomia 21, o cromossomo da Síndrome de Down.

Evento aconteceu no sábado/Foto: Ascom Aleac

Zan Mustacchi, médico pediatra, a maior referência no país sobre temas relacionados à síndrome de Down, destacou, dentre outros tópicos, a importância de uma nutrição, educação e saúde específicas para o público Down. Relatou também o que lhe levou a estudar mais sobre a Trissomia 21, tema pelo qual ele tem se dedicado há mais de 40 anos.

“Meu interesse em aprofundar os estudos nessa área foi devido a um fato triste. Há 40 anos, uma criança que havia nascido com Down foi impedida de ocupar uma vaga em um leito de UTI, pois achavam que aquele leito seria melhor aproveitado por um bebê que não possuísse a síndrome. Ao ver sendo retirado daquele ser humano o direito de lutar pela vida por conta dele ter uma mutação genética, me comovi e prometi a mim mesmo que lutaria contra aquele tipo de injustiça”, relatou.

Rafaela Monteiro, que posta diariamente numa rede social a rotina de aprendizado do filho que tem Down, falou sobre a emoção em receber no Estado do Acre um profissional tão renomado na área. Disse ainda que pouquíssimas pessoas teriam condições em pagar uma consulta com o médico, mas graças à iniciativa do Poder Legislativo acreano não somente pais e familiares de Downs, como também profissionais da Saúde e Educação puderam receber orientações gratuitamente.

Evento aconteceu no Teatro da Ufac/Foto: Ascom Aleac

“Esse conhecimento que nos foi repassado é de suma importância para que nós, que somos pais e também familiares de Downs, possamos lhes oferecer uma qualidade de vida melhor. Isso abrange alimentação adequada, estímulos necessários e tantos outros fatores que aumentaram bastante a perspectiva de vida de uma pessoa com síndrome de Down. Fico muito emocionada e grata à equipe da Assembleia Legislativa do Acre, por meio do seu presidente, deputado Ney Amorim, que é um grande incentivador e apoiador dessa causa e sempre tem nos ajudado. Tenho certeza que todos saíram desse evento com muito mais bagagem positiva para tornarmos melhor a vida dessas pessoas que tanto amamos”, agradeceu.

A Aleac promoveu o evento com o intuito não apenas de orientar familiares e profissionais que atuam na área, mas também ampliar o debate acerca da inclusão social em suas mais diversas formas. No próximo dia 16 de agosto acontecerá no auditório do Poder Legislativo uma palestra que será ministrada pela professora mestre Maria Elisa Granchi Fonseca, com o tema: ‘Estratégias clínicas e educacionais para pessoas com autismo’.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost