Estiagem: nível do Rio Iaco fica abaixo de 1 metro em Sena Madureira

Se no período do inverno o nível das águas do rio Iaco chega a ultrapassar a cota de transbordamento (15,20 metros), nessa época de estiagem a realidade é bem diferente. De acordo com a Defesa Civil Municipal, nesta segunda-feira (17),a régua marcou somente 96 centímetros em sua calha mais profunda, contrastando com o início do ano quando famílias ficaram desabrigadas por conta da cheia.

Do começo do mês pra cá, o índice baixou em torno de 12 centímetros já que na sexta-feira estava em 1,08 metros.

“Temos observado que o nível das águas está baixando 1 centímetro por dia. É preocupante porque podemos ter uma seca severa, com consequências ruins para a população. Em 2005, quando houve uma grande seca em Sena Madureira, o nível chegou a 50 centímetros”, informou Carlos Dávila, representante da Defesa Civil em Sena.

Mesmo diante do atual patamar, o abastecimento de água potável nos Bairros permanece normal. O Depasa mantém uma captação de água no rio Iaco. “Graças a Deus, com as novas instalações que foram feitas pelo Governo do estado, a situação está controlada. Estamos conseguindo captar a água normalmente. Mas, nunca é sempre bom recomendar que os moradores não desperdicem o líquido precioso”, comentou Barna Alves, Gerente-geral do Depasa em Sena.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Estiagem: nível do Rio Iaco fica abaixo de 1 metro em Sena Madureira