A crise em algumas estatais do Acre já não é mais segredo para ninguém e agora uma dessas empresas foi parar na Folha de São Paulo. A reportagem, intitulada “Em crise, fábrica estatal de camisinha na floresta naufraga e para produção”, fala da Natex, empreendimento inaugurado sob holofotes e comemorações e anunciado como a última palavra em sustentabilidade.
“O empreendimento foi inaugurado em 2008, com investimentos do Ministério da Saúde, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do então governador Jorge Viana (PT). A administração ficou a cargo da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre. Localizada na terra do líder ambientalista Chico Mendes, a fábrica foi pioneira por utilizar látex de seringueiras nativas. A ideia é que ela gerasse renda à comunidade local, ao mesmo tempo em que abastecesse o programa nacional de distribuição de camisinhas”, diz um trecho da publicação.
O Ministério da Saúde comprometeu-se a comprar toda a produção, com capacidade anual de 100 milhões de preservativos (quase um quarto do total distribuído ao ano no país), o que por ocorreu por algum tempo.
O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), confirma e diz que todos os trabalhadores da indústria receberam aviso prévio no início de junho. A Folha ainda procurou a gestão Tião Viana (PT), que afirmou apenas que o governo está realizando reuniões a respeito da situação da Natex e que se pronunciaria em breve.
Leia a reportagem completa clicando AQUI.