Folha inflada: maior percentual de funcionários públicos está no Acre, diz estudo

Não é só os acreanos que percebem quando centenas de novos cargos são criados no Diário Oficial do Estado. Dados do Perfil dos Estados Brasileiros 2017 (Estadic), que apresenta os dados da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, respondida pelos governos dos estados e do Distrito Federal, divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Acre possui maior percentual do Brasil de funcionários públicos.

De acordo com informações divulgadas junto a pesquisa, este ano teve enfoque nos temas recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária e meio ambiente. O Acre, por conta dos gordos percentuais, ganhou destaques em veículos importantes.

Número de funcionários públicos estaduais diminuiu 5% em três anos/Ilustração

“O maior percentual de funcionários públicos está no Acre, com 6,8% das pessoas ocupadas trabalhando no setor público, seguido de Roraima, com 6,2%, e Amapá, com 6%, além do DF, que tem 6,1%. Na outra ponta, Maranhão e Ceará têm 1,2% das pessoas ocupadas no setor público”, publicou a Agência Brasil.

De 2014 para 2017, o número de pessoas ocupadas nas administrações diretas e indiretas dos estados e do Distrito Federal diminuiu 5%, passando de 3,173 milhões para 3,016 milhões no período. O número corresponde a 2% da população com 18 anos ou mais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost