Jorge Viana celebra 15 anos da CADES e fala em união para fortalecer as entidades

A Central de Articulação das Entidades de Saúde (CADES) celebrou nesta quarta-feira 15 anos de história. O senador Jorge Viana fez questão de participar dessa festa que representa uma história que iniciou ainda quando era governador.
A CADES é uma entidade sem fins lucrativos e não-governamental, que representa 34 entidades todas relacionadas a área de saúde, sendo mantida através de doações.
Jorge Viana lembrou o início da história desse projeto e destacou a importância dessa entidade que cuida daqueles que mais precisam.
“A CADES é um trabalho, antes de tudo, pautado pelo amor. Eles são agentes do amor e da humanidade. Quero agradecer ao governador Tião Viana que como médico foi um idealizador desse projeto tão extraordinário. Sempre fui parceiro da CADES e me orgulho muito que tudo tenha começado quando fui governador. É com a união de todos que trabalhos como esse surgem e dão frutos”, declarou Viana.
A Central de Articulação das Entidades de Saúde (CADES) surgiu oficialmente num seminário realizado nos dias 18 e 19 de julho de 2003, em Rio Branco, onde representantes das 18 entidades se uniram com intuito de fortalecer os movimentos de participação popular nos destinos da saúde pública no Acre.

Evento aconteceu nesta quarta-feira/Foto: Ascom

Verônica Loureiro, coordenadora e uma das fundadoras do CADES, falou no evento sobre a importância de se celebrar os 15 anos da entidade e relatou um pouco da história da CADES: “São 15 anos de enfrentamento a vários desafios, mas tudo feito com muito amor. Atuamos onde o estado não consegue chegar. Tudo o que temos feito é com a ajuda de muitos. Por isso conseguimos, nesses 15 anos, colaborar com as políticas públicas do estado e do município”.
E seguiu: “Esse é um programa idealizado pelo médico Tião Viana, que hoje é nosso governador e que foi feito no período do governo do Jorge Viana. Aliás, o Jorge sempre esteve do nosso lado, ter ele e o Tião aqui nessa comemoração não é uma questão política, apenas estamos contando a história da CADES e eles fazem parte dela”.
Outra fundadora da CADES, Terezinha Prudêncio, viúva do escritor e músico Bacurau, que criou o Morhan – Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase –  e se notabilizou por idealizar um movimento nacional de luta contra o preconceito sofrido pelos hansenianos, também esteve no evento de celebração dos 15 anos e relembrou toda trajetória de luta.
“A CADES é uma grande parceira. Ela atende as entidades sempre com muito carinho. Acho que união define esse trabalho. Nós que somos do Morhan, sempre temos na CADES nossa grande parceira. São entidades feitas por pessoas e, portanto, trabalhamos acima de tudo com amizade. Tenho grande admiração por todos que constroem essa história bonita da CADES”.
Sobre o papel do governador Tião Viana e do hoje senador Jorge Viana, a viúva de Bacurau também comentou: “O Tião e o Jorge sempre foram parceiros, antes mesmo da vida política. Eles também eram grandes amigos do Bacurau, estiveram com ele até o final. O Jorge, inclusive, quando foi prefeito, fez até uma escola com o nome do Bacurau. Tenho muita gratidão e respeito por eles.  São amigos da nossa luta”, ressaltou.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost