O tão aguardado eclipse total da lua, que formará a famosa “Lua de Sangue” nesta sexta-feira (27), infelizmente não poderá ser testemunhado pelos acreanos. Porém, os cidadãos da terrinha poderão aproveitar a data para ver a aproximação do planeta Marte.
Segundo postagem no site “O Tempo Aqui”, gerenciado por Davi Friale, durante toda a noite, o “planeta vermelho” será o ponto mais brilhante no céu. Vênus, do lado oeste, será o mais brilhante mas não é vermelho como Marte, e se põe por volta das 20h, enquanto Marte será visto todas as noites no decorrer dos próximos dias.
Entre os dias 27 e 31 de julho, o planeta Marte estará na sua máxima aproximação da Terra, a apenas 57 milhões de quilômetros. É a maior aproximação desde o ano de 2002.
Além de Marte, outros quatro planetas podem ser visualizados, a olho nu, nestas noites de julho e de início de agosto: Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno. Todos os cinco planetas estão praticamente alinhados no sentido leste-oeste no céu.
“Uma nova organização planetária igual à esta, com as condições de céu limpo, a possibilidade de ver todos os cinco planetas numa única noite e Marte muito próximo da Terra, vai demorar muitos anos ou muitas décadas para ocorrer novamente”, destacou o pesquisador meteorológico.