Meninos resgatados de caverna na Tailândia lamentam morte de mergulhador voluntário

Os 12 adolescentes resgatados depois de ficarem presos por 18 dias em uma caverna lamentaram a morte de um mergulhador tailandês durante as operações de socorro, informou neste domingo (15) o Ministério da Saúde.

No Hospital Chiang Rai Prachanukroh, em Chiang Rai, os 12 meninos resgatados posam para foto com um desenho de Samarn Kunan, ex-mergulhador da Marinha tailandesa que morreu trabalhando para resgatá-los (Foto: Chiang Rai Prachanukroh Hospital AND Ministry of Public Health/Handout via REUTERS )

A equipe de futebol dos “Javalis Selvagens” foram informados que, em 6 de julho, Saman Kunan, um navegador aposentado da Marinha tailandesa e que trabalhava como voluntário no resgate, morreu quando tentava estabelecer uma linha fornecimento de oxigênio na caverna em que estavam presos.

Os adolescentes, com idades de 11 a 16 anos, só ficaram sabendo dessa informação no sábado.

“Todos choraram e expressaram seus pêsames escrevendo mensagens em um desenho do capitão de corveta Saman e observaram um minuto de silêncio por ele”, afirmou o secretário permanente do Ministério da Saúde, Jedsada Chokdamrongsuk, em um comunicado.

Militar da marinha e atleta de corrida de aventura, Saman Kunan morreu aos 38 anos ao levar suprimentos para grupo preso em caverna na Tailândia (Foto: Saman Kunan/Facebook)

Saman Kunan, triatleta e mergulhador, deixou a marinha em 2006 e trabalhava no aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangcoc.

Quando soube dos meninos presos, se apresentou como voluntário para participar no resgate.

Os 12 meninos, entre 11 e 16 anos, e seu treinador de 25 anos entraram na caverna no dia 23 de junho. Com as fortes chuvas, a caverna inundou e o grupo ficou preso por nove dias sem comer até ser encontrado por dois mergulhadores britânicos.

A operação de resgate mobilizou mais de 1.000 pessoas.

Mergulhadores estrangeiros e oficiais tailandeses retiraram os meninos em três grupos. Os primeiros quatro meninos chegaram ao hospital domingo (8). O restante do time foi dividido em dois grupos: um retirado na segunda (9) e o último, na terça (10).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Meninos resgatados de caverna na Tailândia lamentam morte de mergulhador voluntário