Mesmo com tantos investimentos do governo em comunicação, estatal TV Aldeia pode ficar fora do ar; entenda o motivo

A emissora do Sistema Público de Comunicação (TV Aldeia), principal veículo de comunicação do governo do estado do Acre, pode ter seu sinal desligado no próximo dia 14 de agosto, data em em que o sinal analógico sairá do ar.

A Agência Nacional de Telecomunicações no Acre (Anatel) informou que digitalização do sinal ainda não é obrigatória, mas caso a estatal não faça as mudanças necessárias a tempo, os telespectadores de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard podem não acompanhar as atividades do governo.

Apesar de tantos investimentos feitos por Tião Viana na Secretaria de Comunicação, o material necessário para a migração ainda não foi adquirido. A digitalização completa do sinal custa R$ 5 milhões. Só o transmissor custará aos cofres públicos R$ 1 milhão de reais e ainda não foi adquirido pelo governo. A bancada federal do Acre está empenhada em buscar recursos para a aquisição dos equipamentos. Em fevereiro deste ano, foi publicado uma licitação para a aquisição dos equipamentos do sinal digital.

A secretária de Comunicação, Andréa Zíllio, disse que o governo está buscando solucionar a situação.”Sobre a digitalização, estamos trabalhando para a TV Aldeia entrar no prazo, e mesmo que não entre no dia específico, mas próximo dele entrará”, declarou Zíllio.

TV Aberta seguirá padrões internacionais de transmissão

Com a mudança, a programação da TV aberta no Brasil seguirá padrões internacionais de transmissão, a exemplo do que já aconteceu em países como China, Estados Unidos e Reino Unido, permitindo aos telespectadores que desfrutem de seus programas favoritos com imagem e som de qualidade, similar à de uma sala de cinema.

A Anatel iniciou a distribuição de kits completos com conversor, antena e controle remoto. às famílias de baixa renda nos três municípios onde o sinal analógico será desligado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Mesmo com tantos investimentos do governo em comunicação, estatal TV Aldeia pode ficar fora do ar; entenda o motivo