18 de abril de 2024

Mesmo sem comitiva, acreanos prestigiam Cavalgada, que dá início à Expoacre 2018; veja fotos

Neste sábado (28), a tradicional Cavalgada deu o pontapé inicial para a Expoacre 2018, que terá início na próxima quarta-feira (1º de agosto). Mesmo com um volume menor de inscrições do que em anos anteriores, com apenas 148 cavalos e 55 quadriciclos, o público não deixou de participar do evento. Este ano, nenhuma comitiva de carretas (comerciais) realizou inscrições.

A concentração da Cavalgada teve início na Gameleira, saindo em percusso pela Chico Mendes e seguindo até o Parque de Exposições Wildy Viana.

Acreanos na Cavalgada 2018/Foto: ContilNet

A secretária de Turismo, Raquel Moreira, explica que esta diminuição de público é um processo decorrente das regras impostas pelo Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público do Acre (MPAC), que dentre outras diretrizes, exige dos empresários o uso de tapumes nas rodas do caminhão, grades para que nenhum participante caia, e contratação de segurança para evitar que alguém seja jogado do veículo em caso de brigas.

“No princípio, era desta forma: poucos cavalos e apenas cavalos. Com o passar dos ano, surgiram as comitivas e, com isso, os cavaleiros deixaram de participar. As comitivas são empresariais, e quando não tem lucro, os empresários deixam de participar. Foi isso que aconteceu. Agora os cavaleiros estão retornando, mas isso é um processo”, explicou Moreira.

A Rainha do Rodeio 2018, Fernanda Caruta, participou do evento e afirma que o evento é uma oportunidade de confraternização: “Estou feliz pelo título e acredito que a Cavalgada é um evento que oportuniza uma confraternização alegre, dando início a algo maior, que é a Expoacre”.

Fernando Caruta/Foto: ContilNet

Representando o governador Tião Viana, que cumpre agenda e não conseguiu comparecer ao evento, a Primeira Dama Marlúcia Cândida participou a cavalo na companhia dos filhos. Pelo Acre Solidário, ela realizou a distribuição de sacolas para que os participantes depositassem latinhas e outros lixos recicláveis. “É uma alegria participar. Eu adoro, aproveito para fazer esta ação do Acre Solidário e o material que coletarmos será levado para uma instituição. A Cavalgada é cultura e temos que cultivá-la”, disse Marlúcia.

Primeira Dama, Marlúcia Cândida/Foto: ContilNet

TRADIÇÃO

Em 2018, a Cavalgada completou 45 anos, a mesma idade da Expoacre. Com a data em mente, a prefeita Socorro Neri destacou a importância de se manter a tradição.

“A tradição está mantida. A Expoacre é um momento importante para a cidade de Rio Branco, já que muitos negócios são fechados e também serve de entretenimento, de lazer, de cultura para a população. Esse é um momento muito bonito. A Cavalgada já é tradição, é natural que a cada ano ela adquira o formato que é possível para aquele momento”, declarou.

Camarote de empresa na Via Chico Mendes/Foto: ContilNet

Uma empresa que está instalada na via Chico Mendes, percusso feito pela Cavalgada até chegar ao Parque de Exposições, montou uma tenda para que todos os funcionários e familiares participassem do evento. “Já virou tradição; cerca de 100 pessoas vieram este ano, entre familiares e colaboradores. A gente acompanha aqui a passagem da Cavalgada e faz a nossa festa, é um momento muito gostoso”, disse a proprietária, Luciana Brito.

SEGURANÇA

Foram disponibilizados mais de 100 policiais do efetivo do Segundo Batalhão para garantir a segurança dos participantes, e 12 funcionários da RBtrans cuidarão do trânsito no local. O Detran também está presente, assim como o Samu.

Expoacre 2018

A Expoacre pretende movimentar mais de R$ 60 milhões em negócios este ano e são esperadas aproximadamente 35 mil pessoas por noite.  A principal novidade deste ano é a redução de dias do evento: dos tradicionais nove dias, a Expoacre terá apenas cinco dias, de 1 a 5 de agosto, otimizando as atividades e as atrações do Parque de Exposições.

Atrações musicais:

1/8 – Leo Santana
2/8 – Noite Gospel
3/8 – Matheus & Kauan
4/8 – Day & Lara
5/8 – Zé Neto& Cristiano

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost