Intitulado de Julho Amarelo, o mês é escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre as Hepatites Virais. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), três milhões de brasileiros estão infectados pelo o vírus, mas não sabem.
Os principais tipos de hepatites virais identificadas são A, B, C e Delta. Por atacar o fígado, a hepatite pode levar ao comprometimento do órgão, sendo, em muitos casos, necessário a realização de um transplante.
Acre registrou 11.142 casos de hepatites. Sendo que 53% são de hepatite B, 21% de hepatite A, 19% de hepatite C e 7% de hepatite tipo Delta.
No Acre, o número de casos de hepatites A, B, e Delta tem apresentado diminuição desde o ano de 2013.
Estado distribui mais de 50 mil testes para intensificar as ações de combate à doença e conscientizar a população da importância de realizar os testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todo o mês de julho.
Outras ações são a realização de testes rápidos em pontos estratégicos de Rio Branco, rodas de conversas, panfletagem, palestras nas escolas e também atendimentos nas comunidades rurais.