20 de abril de 2024

Polêmica: personagem da Disney cita Acre e Jornal O Globo repercute: “Agressão”

“Como se fosse pouco a desengraçada piadinha sobre a existência (ou não) do estado do Acre, vem dos estúdios da Disney a mais recente – e lamentável – citação à terra onde nasceu e morreu o ambientalista Chico Mendes”. O enunciado é de uma reportagem do O Globo.

De acordo com a publicação, no filme “Os Incríveis 2”, que estreou recentemente e é um dos filmes mais comentados em redes sociais, a Mulher Elástico é apresentada a outros heróis que viviam, até então, escondidos, porque eram considerados ilegais. Eles foram se apresentando, um a um. Quando chega a um personagem imenso, feio e, nitidamente sonso e bobo, ela pergunta: – De onde você veio? Ele responde: – Do Acre.

Trecho o filme, que está em cartaz/Foto: Reprodução/O Globo

O jornal não poupa críticas. “O público, notadamente infantil, naturalmente nunca ouviu falar do Estado do Acre. Ou se ouviu, não se recorda. Mas certamente, agora vai se lembrar do gigante debilóide do filme “Os Incríveis 2” e de onde ele veio: do Acre. A pergunta é muito simples: seria engraçado se ele respondesse “São Paulo”? Ou “Minas Gerais”? Ou “Rio Grande do Sul”? Ou outro planeta, como “Júpiter”? Não. Certamente a escolha foi feita em função de uma carga depreciativa, supostamente humorística, dirigida ao Estado do Acre (“ele existe?”). Lamentável”.

Afonso Borges, autor da publicação, é Gestor cultural, escritor, criador do ‘Sempre Um Papo’ e do ‘Fliaraxá’. É comentarista da CBN Belo Horizonte, com o programa ‘Mondolivro’.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost