Prefeitura da Capital, MPAC e TJAC abrem mão de efetivo militar para ajudar no combate à violência no Acre


Medida foi anunciada pelo governador Tião Viana em entrevista coletiva nesta quinta

SALOMÃO MATOS, DA CONTILNET

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (26), o governador do Acre, Tião Viana, e representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público do Acre e da Prefeitura de Rio Branco, anunciaram que irão abrir mão de parte do efetivo de policiais militares que fazem a segurança nesses órgãos, devolvendo policiais aos quadros da PM/AC para ajudar no combate ao crime organizado no estado.

Tião Viana /Foto: ContilNet

O quantitativo de militares que estarão de volta às ruas não foi divulgado, mas o comandante da Policia Militar, coronel Marcus Kinpara, disse que outros  militares do quadro da reserva da corporação, irão ser convocados para que esses órgão não fiquem totalmente desguarnecidos de proteção.

Para o governador Tião Viana, esse esforço das instituições é uma resposta sobre a preocupação anti a violência desenfreada que assola não só o Acre, mas todo o país com o avanço das facções do crime.

Tião Viana disse ainda que está preocupado, tendo em vista a Lei de Responsabilidade Fiscal que impede “por enquanto”, que o poder executivo possa contratar ou abrir novos concursos públicos para aumentar os quadros, tanto da Policia Civil quanto da Policia Militar.

Coronel Kimpara/Foto: ContilNet

“Estamos tentando a todo custo equilibrar as finanças e tão logo possamos , iremos fazer esse chamamento para abertura de contratações. Nossa intenção é aumentar em 250 homens para os quadro da PM e mais 250 para a Policia Civil”, disse o governador.

Segundo ainda o comandante Kinpara, os militares que estavam a disposição dos órgãos públicos, devem atuar já a partir desta quinta nos grupamentos Águia e do Batalhão de Operações Especiais- BOPE.

comentários

Outras Notícias

Veja Também