20 de abril de 2024

Resgate em caverna da Tailândia será retomado daqui a 10 horas; quatro já saíram

Tailândia começou neste domingo a operação de resgate dos 12 garotos e o técnico preso em uma caverna há 16 dias. Siga ao vivo as últimas informações:

O porta-voz oficial da operação, Narongsak Osottanakorn, disse em entrevista coletiva que quatro dos 12 meninos foram resgatados e levados diretamente para o hospital. Os garotos viajaram um quilômetro debaixo d’água com a primeira saída às 17h40 (horário local).

Os mergulhadores agora precisam de 10 a 20 horas para se prepararem para o próximo estágio da operação. “Nossa operação foi mais bem-sucedida do que esperávamos”, disse Narongsak Osatanakorn.

Segundo a BBC , o porta-voz informou que 90 mergulhadores participaram da operação – 40 da Tailândia e 50 do exterior.

De acordo com a agência EFE, outros dois garotos já teriam chegado a chamada “caverna 3”. Neste local, segundo a imprensa o risco já é bem menor.

A condição de um dos meninos libertados está sendo ‘monitorada de perto’, de acordo com a mídia local.

Doze adolescentes de um time de futebol que estavam desaparecidos há nove dias dentro de uma caverna na Tailândia/Foto: Reprodução/Twitter

Anteriormente, a agência de notícia Reuters e a imprensa local informaram que seis garotos teriam deixado o complexo de cavernas de Tham Luang. No entanto, a marinha tailandesa confirmou que apenas quatro meninos estão fora da caverna, outos dois já passaram pela parte mais difícil da travessia. A rapidez no resgate tem sido atribuída ao baixo nível da água na caverna.

No início da manhã deste domingo, o chefe do serviço de saúde local Tossathep Boonthong afirmou que os primeiros dois garotos presos em uma caverna na Tailândia foram resgatados. A mídia local informou ainda que três meninos resgatados da caverna foram transferidos de helicóptero para o hospital em Chiang Rai.

A operação de resgate do grupo de 12 garotos e o técnico começou durante a madrugada deste domingo (no horário de Brasília). Segundo as autoridades locais, eles serão retirados em quatro grupos – um com quatro pessoas e os outros com três. O resgate pode durar até quatro dias.
Segundo a mídia local, os médicos avaliaram os meninos dentro da caverna no sábado e elaboraram uma lista de evacuação prioritária com os mais fracos para serem resgatados primeiro e os mais fortes para saírem por último.

Dois mergulhadores irão acompanhar cada um dos garotos presos. Os meninos usarão máscara facial para passar por trechos inundados. Uma corda ajudará a guiar o grupo.
Para chegar ao grupo, os mergulhadores têm que atravessar cerca de 1,7 quilômetro de passagens estreitas em cada viagem para o interior da caverna. O caminho, que entre ida e volta leva cerca de 11 horas, possui trechos de visibilidade nula e correntes de água, partindo de um posto provisório no interior da caverna.

Narongsak Osatanakorn afirmou que a operação não é só submersa nas águas que inundaram a galeria. Com o bombeamento constante de água para fora da montanha, pontos antes totalmente inundados podem ser feitos caminhando.

Para receber o grupo, trinta equipes médicas estão estão de prontidão, cada uma com helicóptero e ambulância.

Um fator agravante para o processo de resgate é a previsão da chegada de mais chuvas, previstas deste domingo (8) até quarta-feira (11). As autoridades também decidiram dar ondem para que mais de mil profissionais de comunicação deixem o local.

Para receber o grupo preso na caverna na Tailândia, trinta equipes médicas contam com helicóptero e ambulância/Foto: Reprodução/ YouTube/ Channel NewsAsia

Grupo em caverna na Tailândia estava desaparecido

O grupo foi localizado na última segunda-feira (2) . De acordo com o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, oficiais das forças navais do país encontraram os adolescentes dentro da caverna Tham Luang.

Com idade entre 11 e 16 anos, os garotos e o treinador, de 25 anos, estavam desaparecidos desde 23 de junho, quando teriam entrado na caverna durante um passeio – e foram surpreendidos por chuvas torrenciais, que impediram a entrada de mergulhadores profissionais para o resgate.

Leia também: Governo anuncia morte de mergulhador em tentativa de resgate na Tailândia

Eles teriam pedalado até o local depois do treino e podem ter entrado na caverna na Tailândia por um túnel estreito de 15 metros que ficou completamente cheio de água devido à forte chuva.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost