O Sebrae no Acre tem como missão promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia e humanizar a prosperidade do Acre e do Brasil. Focando nisso, a organização no estado tem buscado estreitar o relacionamento com os municípios acreanos.
O esforço teve como consequência a assinatura de Acordos de Resultados, na última quinta-feira, 05, com os quatro municípios da região do Alto Acre: Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil. Esses acordos têm como intuito oficializar a parceria já existente entre Sebrae e prefeituras, possibilitando a expansão de ações nas regiões.
“Estamos dando continuação a um planejamento para evitar que as prefeituras cheguem ao Sebrae em busca de apoios pontuais. Nosso intuito é apoiar o desenvolvimento dos municípios de forma substancial. O Acordo de Resultados é um compromisso de cooperação para que possamos estabelecer regras, assinar planos de trabalhos e alavancarmos nossas ações conjuntas com as prefeituras municipais”, explica Mâncio Cordeiro, diretor-superintendente do Sebrae.
Esta parceria faz com que a região do Alto Acre tenha um desenvolvimento econômico e busca apoiar não só em eventos, mas em diversas áreas que o Sebrae tem expertise para atuação. “Em Xapuri, por exemplo, já atuamos no apoio de eventos, porém, estamos acordando a implantação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos nas escolas municipais e, em agosto, teremos o treinamento para os professores. Além disso, prestaremos uma consultoria na parte tributária do município”, acrescenta Nilton Cosson, gerente do Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae no Acre.
Para os municípios, o acordo é motivo de comemoração e vem para incentivar o desenvolvimento socioeconômico. “A formalização desse Acordo de Cooperação Técnica só reforça a parceria que temos com o Sebrae. Na área de geração de emprego e renda ninguém sabe mais que o Sebrae e por isso tê-los conosco é uma oportunidade de combater as dificuldades enfrentadas. O Sebrae vem sempre inovando, trazendo formas de viabilizar novos empreendimentos e incentivando mais pessoas a se tornarem empreendedoras”, acrescenta o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos.
No município de Epitaciolândia os avanços estão acontecendo. A cidade foi a primeira da região do Alto Acre a implantar o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), através do programa de Educação Empreendedora do Sebrae. O vice-prefeito de Epitaciolândia, Raimundão, comemorou a assinatura do acordo. “Para nós de Epitaciolândia é uma alegria imensa manter essa parceria com o Sebrae, que já existe e tem trazido muitos resultados positivos. O Sebrae vem nos ajudando com dedicação em diversas áreas, desde o Programa de Educação Empreendedora até a organização de feiras que estão no cronograma do município”, destaca o gestor.