Tailândia: garotos resgatados hoje estão mais saudáveis do que os de ontem

Os quatro meninos que foram resgatados nesta segunda-feira (9) da caverna de Tham Luang, no norte da Tailândia, estavam em melhores condições de saúde que os outros quatro que conseguiram sair no domingo (8), disse Narongsak Osotthanakorn, comandante da missão de resgate à imprensa.

Osotthanakorn não quis entrar em detalhes, mas disse que todos os oito garotos resgatados estão em boas condições, informou a emissora americana CNN. As afirmações elevam as expectativas de que os próximos a deixar a caverna estejam ainda mais saudáveis, aumentando as chances de mais uma fase bem-sucedida nas operações de resgate.

Estudantes resgatados são transferidos de um helicóptero militar para uma ambulância em um aeroporto militar em Chiang Rai, norte da Tailândia – 09/07/2018 (Athit Perawongmetha/Reuters)

Ele acrescentou que os socorristas precisarão de ao menos vinte horas para se preparar para a próxima operação. Mas alterações no clima e nos níveis de água podem adiantar ou atrasar os planos.

Todos os trabalhadores de resgate e mergulhadores estão descansando em preparação para a operação de amanhã (noite de hoje no Brasil). O clima entre os membros da equipe e os familiares dos garotos é de maior descontração depois do sucesso das primeiras operações.

Apesar de ainda restarem outros quatro garotos dentro da caverna, além do técnico do time de futebol, a maioria das pessoas que acompanha as operações de perto está aliviada e esperançosa.

Todos os meninos foram encaminhados para um hospital na cidade próxima de Chiang Rai e devem permanecer em quarentena até ser superado o risco de contraírem infecções. O único jovem que estava em estado grave já apresentou melhora, e seu quadro agora é estável, segundo a imprensa tailandesa.

Os médicos estão considerando permitir as visitas de parentes dos garotos, que já estão no hospital e podem vê-los por uma parede de vidro, para evitar qualquer tipo de contaminação por contato físico ou pelo ar.

As autoridades se reunirão ainda hoje para discutir os planos para esta terça-feira.

Tempo de percurso com mergulho em caverna na Tailândia onde equipe de futebol está presa (Arte/VEJA)

Entenda o caso

Após uma forte tempestade, doze garotos, entre 11 e 16 anos, membros de um time de futebol tailandês ficaram presos na caverna de Tham Luang junto com seu treinador, de 25 anos, em 23 de junho. No dia 2 de julho, nove dias depois do desaparecimento dos jovens, mergulhadores britânicos os localizaram e, desde então, trabalham em forte operação de resgate.

De acordo com autoridades locais, três opções de salvamento foram cogitadas: mergulhar, tentar o resgate através de túnel perfurado na rocha — mais de 100 locais foram perfurados sem sucesso — ou esperar a água baixar o suficiente para que a travessia fosse realizada andando. A primeira opção foi considerada a mais segura, avaliando as condições de saúde, os recursos disponíveis e o tempo necessário.

Corte transversal de cavernas na Tailândia onde um time de futebol está preso (Arte/VEJA)

Ao todo, noventa mergulhadores foram mobilizados para realizar o resgate, quarenta deles tailandeses e os outros cinquenta de países como Austrália, Reino Unido e China. Além deles, 36 militares americanos do Comando do Pacífico foram acionados para ajudar na operação, que foi considerada um dos resgates mais complicados que os melhores mergulhadores de cavernas do mundo já viram. A temporada de monções no sul da Ásia, que provoca chuvas extremamente fortes e persistentes, e o fato de que o percurso deveria ser feito completamente no escuro com crianças inexperientes são fatores que dificultam ainda mais o trajeto, que já é perigoso até para profissionais. Na sexta-feira, 6, um ex-mergulhador da Marinha tailandesa morreu enquanto espalhava tanques de oxigênio por uma possível rota de escape.

Os socorristas estão em uma corrida contra o tempo para resgatar as crianças e seu técnico. Há previsão de retorno das fortes chuvas de monções nos próximos dias. Quando isso acontecer, a caverna será efetivamente fechada até outubro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost