O alerta para esta terça-feira (31), último dia do mês, fica por conta da possibilidade de ocorrência de temporais no Acre. De acordo com o pesquisador Davi Friale, Acre e Rondônia devem ficar em alerta.
“Uma massa de ar quente e úmido deixa o tempo com nuvens e provoca chuvas pontuais, no Acre, no Norte e extremo oeste de Rondônia, no Amazonas (sudeste, sul e sudoeste) e na região de selva do Peru, sendo que, em alguns pontos, pode chover forte, com raios e ventanias”, diz Friale.
De acordo com ele, para os próximos dias, uma massa de ar quente, originária do Atlântico Norte, aumenta a umidade do ar. Vale lembrar que, nos últimos dias, o Acre registrava níveis preocupantes.
“Assim, durante esta semana, as nuvens surgem e ocorrem chuvas passageiras e pontuais, que podem vir acompanhadas de temporais, no Acre, no norte e oeste de Rondônia e no sudeste, no sul e no sudoeste do Amazonas, assim com no norte da Bolívia e no leste e sudeste do Peru. Em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias. A chegada de uma frente fria fraca, na quarta-feira, diminui a temperatura no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia”, completa.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, mínima, entre 20 e 22ºC e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, mínima, entre 19 e 21ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 33 e 35ºC;
– Acrelândia e Plácido de Castro, mínima, entre 19 e 21ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC.