Violência contra a mulher aumenta na Capital e mais de 1000 casos são contabilizados no 1º semestre

De acordo com dados divulgados pela Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, somente no primeiro semestre de 2018, aproximadamente 1089 processos foram contabilizados de violência contra a mulher na capital acreana. Os dados são alarmantes e não englobam como um todo, sentenças proferidas e penas aplicadas.

As ações tiveram entrada pela Delegacia da Mulher, Ministério Público do Estado e Defensoria Estadual, além dos casos que foram levados por advogados contratados pelas vítimas.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em março de 2017, deu conta de que uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no mesmo ano, contabilizando 503 vítimas a cada hora no país.

Os dados foram divulgados pela Vara de Proteção à Mulher/Foto: Reprodução

Os assédios mais graves aconteceram entre adolescentes e jovens de 16 a 24 anos e entre mulheres negras. Só entre as vítimas de comentários desrespeitosos, 68% eram jovens e 42% mulheres negras. Já em assédio físico em transporte público, 17% eram jovens e 12% negras.

A fonte mostrou que, entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram. Apenas 11% procuraram uma delegacia e 13% preferiram o auxílio da família.

Quanto aos processos coletados pela Vara de Proteção à Mulher, a maior parte deles foi ocasionada por ameaça, assédio sexual, crimes contra a liberdade pessoal, estupro e lesões corporais.

De 1089, 761 processos estão em fase de execução, onde deverão ser encaminhados para cumprimento de sentença nos próximos dias.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Violência contra a mulher aumenta na Capital e mais de 1000 casos são contabilizados no 1º semestre