Briga entre MDB e Progressistas acaba levando prefeito para depor na Polícia Federal

A briga entre filiados do MDB e do Progressistas, que vem se arrastando há meses município de Capixaba acabou explodindo nesta terça-feira (28), quando o prefeito do município, José Augusto, após denuncias de aliados, foi conduzido coercitivamente para depor na Policia Federal juntamente com alguns de seus secretários.

Os acusadores de José Augusto dizem que houve desvio na Secretaria de Saúde, pasta que foi comandada por filiados do MDB até o mês de junho deste ano. “Quem comandava a pasta da Saúde era o pessoal do MDB, se houve irregularidades certamente será apurado pelo Justiça”, disse, na época, o prefeito.

De acordo com informações enviadas ao ContilNet, “a Polícia Federal apura o envolvimento da administração pública daquela cidade na aplicação indevida de recursos de verbas repassadas ao município, mais especificamente do PAB FIXO (Piso de Atenção Básica Fixo) de incremento à saúde, incluindo fraude na entrega de medicamentos e de materiais odontológicos e superfaturamento em valores repassados para reformas em postos de saúde, bem como direcionamento na contratação de empresas que entregavam medicamentos”.

A Polícia Federal investiga o envolvimento da administração pública daquela cidade na aplicação indevida de recursos de verbas repassadas ao município, mais especificamente do Piso de Atenção Básica Fixo (PAB FIXO) de incremento à saúde, incluindo fraude na entrega de medicamentos e de materiais odontológicos e superfaturamento em valores repassados para reformas em postos de saúde, bem como direcionamento na contratação de empresas que entregavam medicamentos.

A nota diz ainda que “há indícios de que o sobrepreço na contratação de serviços na área da saúde seja de pelo menos 65% dos itens cujo encarecimento foi identificado, o que pode ter gerado um prejuízo aproximado de 525 mil reais ao programa do Ministério da Saúde.”

Aliados do prefeito José Augusto disseram ao ContilNet que “na hora certa” irão apresentar gravações e outras provas que mostram filiados do MDB no esquema de desvio de dinheiro da Secretaria Municipal de Saúde.

“O que a Polícia Federal também deverá investigar são as pessoas que à época estavam à frente da Secretaria de Saúde, e outras que comandavam outros setores e que também são suspeitas de participarem ativamente das irregularidades cometidas na prefeitura de Capixaba. Por enquanto, só está em cena um lado da moeda”, disse um advogado.

PUBLICIDADE