20 de abril de 2024

Campanha prevê mais de 20 mil crianças vacinadas na Capital acreana

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde, tem a meta de vacinar 22 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra o sarampo e a pólio até o dia 31 de agosto, quando será encerrada a Campanha Nacional de Vacinação.

Campanha segue até o dia 31 de agosto (Foto: Fagner Delgado)

A campanha começou oficialmente na última segunda-feira (6). Na capital, a SEMSA já havia iniciado a vacinação desde o final de julho e, neste feriado, a imunização foi realizada no Centro de Saúde Ary Rodrigues.
A agricultora Leonara de Souza, que vive no Ramal do Polo, não perdeu tempo e levou as filhas gêmeas para serem imunizadas contra as duas doenças. “A gente tem que vacinar porque depois pode ser tarde. As mães que se preocupam com os filhos, não podem perder essa oportunidade porque as crianças merecem viver com saúde e isso depende de nós”, alerta ela.

Agricultora Leonara de Souza e suas filhas gêmeas (Foto: Fagner Delgado)

A campanha prossegue até dia 31 de agosto nas 55 unidades de saúde da capital. O objetivo é elevar os índices de imunização contra todas as doenças, especialmente sarampo e paralisia infantil. O Dia D da vacinação será no dia 18 de agosto, e além das URAPS – que já abrem aos sábados, os Centros de Saúde, também funcionarão, num total de 34 unidades.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, lembra que vacinação é a única medida de prevenção eficaz contra o sarampo e a pólio – que causa a paralisia infantil. “Com um ano, as crianças devem tomar a vacina tetra viral que previne contra sarampo, caxumba e rubéola. Com um ano e três meses, recebem a dose da tetra valente, que além das três doenças também garante imunização contra catapora. Agora, na campanha, todos que foram vacinados, devem repetir a dose, o que não provoca nenhum efeito colateral”, explica Socorro.

Campanha começou na última segunda (6) (Foto: Fagner Delgado)

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, pode evoluir com gravidade e causar complicações, como pneumonia e encefalite. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Poliomielelite
Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. Se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost