24 de abril de 2024

Cientistas alertam que a Terra corre risco de entrar em ‘efeito estufa’ irreversível

O planeta precisa urgentemente de uma transição para uma economia verde porque a contaminação por combustíveis fósseis ameaça empurrar a Terra para um duradouro e perigoso estado de “efeito estufa”, alertaram pesquisadores nesta segunda-feira (6).

Se o gelo polar continuar derretendo, as florestas encolhendo e os gases de efeito estufa, aumentando a novos máximos – como acontece atualmente a cada ano -, a Terra chegará a um “ponto de inflexão”, isto é, a um ponto de dano irreversível.

E isso ‘poderia acontecer em apenas algumas décadas’, advertiram/Foto: Reprodução

Cruzar esse limiar “garante um clima de 4 a 5 graus Celsius superior à era pré-industrial, e níveis do mar entre 10 e 60 metros mais altos do que os de hoje”, advertiram cientistas nas Atas da Academia Nacional de Ciências.

E isso “poderia acontecer em apenas algumas décadas”, advertiram.

– O que é uma “Terra estufa”? –

“É provável que uma Terra Estufa seja incontrolável e perigosa para muitos”, alerta o artigo escrito por cientistas da Universidade de Copenhague, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto de Pesquisas de Efeitos Climáticos de Potsdam, na Alemanha.

Ao final do século ou até mesmo antes, os rios transbordariam, as tempestades causariam estragos nas comunidades costeiras e os arrecifes de coral desapareceriam.

A média das temperaturas globais poderia exceder a de qualquer período interglacial – isto é, nas épocas mais quentes entre as Eras do Gelo – do último 1,2 milhão de anos.

O degelo polar produziria níveis do mar dramaticamente mais altos, inundando as terras costeiras onde vivem centenas de milhões de pessoas.

“Lugares na Terra se tornarão inabitáveis se a ‘Terra Estufa’ virar realidade”, disse o coautor do estudo Johan Rockstrom, diretor-executivo do Stockholm Resilience Center.

– Onde está o ponto de inflexão? –

Os pesquisadores sugerem que o ponto de inflexão poderia ocorrer quando o aquecimento da Terra se situar 2° Celsius acima dos níveis pré-industriais.

O planeta já aqueceu 1°C em relação à era pré-industrial e continua esquentando à velocidade de 0,17°C por década.

“Um aquecimento de 2°C poderia ativar elementos de inflexão importantes, elevando ainda mais a temperatura para ativar outros elementos de inflexão em um efeito dominó, que poderia fazer a temperatura do sistema da Terra aumentar ainda mais”, destacou o informe.

Essa cascata “poderia inclinar todo o sistema da Terra para um novo modo de operação”, disse o coautor Hans Joachim Schellnhuber, diretor do Instituto de Pesquisas de Efeitos Climáticos de Potsdam.

Os especialistas também estão preocupados com outros fenômenos, como os incêndios florestais, que se propagarão à medida que o planeta se tornar mais quente e seco e têm o potencial de acelerar o acúmulo de dióxido de carbono e o aquecimento global.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost