De acordo com levantamento feito pelo G1 Nacional, a violência no estado do Acre colocou o estado entre os cinco mais violentos do Brasil. Segundo a pesquisa, pelo menos 219 mortes foram registradas no primeiro semestre deste ano, colocando o Acre como o quarto estado mais violento do país.
Os dados referem-se aos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
Com um total de 52 ocorrências, janeiro foi o mês que mais registrou crimes, e nos meses de fevereiro e março houve um total de 60 casos – 30 em cada um. Nos meses seguintes, um aumento foi registrado com, respectivamente, 33 (abril) e 37 (maio) homicídios. Em junho, foram contabilizadas 37 mortes, totalizando uma média de 4,40 casos por mês.
ÍNDICE DA VIOLÊNCIA
Levando em consideração o índice por 100 mil habitantes no mesmo mês, o Acre ficou em segundo lugar, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte que apresentou uma média de 4,70 homicídios por mês.
O estado de Roraima foi o que teve a maior taxa de mortes violentas do país no primeiro semestre de 2018: 27,7. Em seguida, vem o Rio Grande do Norte (27,1), Ceará (26) e Acre (26), respectivamente na segunda, terceira e quarta posição do ranking nacional de homicídios.